Auditoria mantém ISO 9001/2008 para serviços do TJDFT e recomenda mais uma certificação

por ACS — publicado 2012-03-15T00:00:00-03:00
O auditor do Instituto Falcão Bauer da Qualidade, empresa certificadora do ISO 9001/2008, Walter Vasconcelos, informou ao Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Otávio Augusto Barbosa, que não só era recomendar a manutenção da certificação para os três serviços que foram auditados, como ainda irá propor a certificação para um quarto.

Os serviços auditados que mantiveram os escopos necessários para a certificação são: protocolização, montagem, autuação e distribuição de Mandados de Segurança e Habeas Corpus originários, Apelação Cível e Apelação Criminal em grau de recurso (certificados em 2010); e o acolhimento, sistematização e tratamento das percepções dos usuários da Ouvidoria-Geral quanto aos serviços prestados pelo TJDFT (certificada em 2011).

O serviço para o qual será recomendada a certificação ISO é a "Virtualização de Processos de Recursos Constitucionais para o STJ", da Secretaria Judiciária da Presidência do TJDFT. O Presidente do TJDFT, Desembargador Otávio Augusto Barbosa, afirmou que essa é uma comprovação de que o Tribunal está trilhando o caminho correto na busca por uma prestação jurisdicional cada vez melhor para toda a população do Distrito Federal.

Por sua vez, o auditor Walter Vasconcelos parabenizou o Tribunal por pautar suas ações na valorização de líderes, na busca pelo cumprimento de metas, na otimização dos resultados e por conseguir o envolvimento e comprometimento de seus servidores para o alcance de seus objetivos.

A auditoria, que terminou nesta quinta-feira (15/3), prevê confidencialidade e imparcialidade na coleta das amostras dos atuais sistemas certificados, para verificar se estão de acordo com a norma ABNT NBR ISO 9001:2008, e se está sendo implementada com eficácia.

O Núcleo de Qualidade do TJDFT, do Sistema de Qualidade, acompanhou todas as etapas da autoria, junto com os gestores responsáveis. A busca pela certificação começou em 2009, por iniciativa da Secretaria Judiciária da Presidência, que instituiu o Sistema de Gestão da Qualidade com Certificação ABNT NBR ISO 9001-2008. Foram criados o Núcleo de Qualidade e o Comitê de Gestão de Qualidade, da Secretaria Geral do TJDFT. O Núcleo da Qualidade e as áreas dos escopos atuam segundo a Política da Qualidade e os Objetivos da Qualidade, além dos processos, as atividades, os recursos e as responsabilidades, necessários para o controle e melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade.

A sigla "ISO" refere-se a "International Organization for Standardization", que abrange mais de 140 países. A expressão ISO 9000 envolve um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações.

A busca pela certificação começou em 2009, por iniciativa da Secretaria Judiciária da Presidência, que instituiu o Sistema de Gestão da Qualidade com Certificação ABNT NBR ISO 9001-2008. Foram criados o Núcleo de Qualidade e o Comitê de Gestão de Qualidade, da Secretaria Geral do TJDFT. O Núcleo da Qualidade e as áreas dos escopos atuam segundo a Política da Qualidade e os Objetivos da Qualidade, além dos processos, as atividades, os recursos e as responsabilidades, necessários para o controle e melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade.