Boa Prática do TJDFT é destaque no portal do Tribunal de Justiça do Ceará

por ACS — publicado 2012-03-28T00:00:00-03:00
As boas práticas devem ser sempre disseminadas, ainda mais quando são dirigidas à agilização dos trâmites judiciais. Com este intuito, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios - TJDFT disponibiliza na sua página na Internet o acesso ao Banco de Boas Práticas Judiciais da Instituição. Entre as práticas cadastradas está a "INTTEL - Intimação por telefone, adoção de headset e VOIP", que foi escolhida pela Divisão de Gerenciamento da Inovação do Tribunal de Justiça do Ceará como destaque e está disponibilizada na página inicial do Portal das Boas Práticas de Gestão do Poder Judiciário cearense, na seção "Boas Práticas de outras instituições". (clique aqui para acessar o site)

A prática em questão alcançou esta semana a segunda colocação no I Prêmio de Boas Práticas Judiciais do TJDFT, por votação dos magistrados e servidores do Tribunal do DF.

Conforme informações da Divisão de Gerenciamento da Inovação, da Secretaria Especial de Planejamento e Gestão do TJCE, o site do TJDFT vai divulgar mensalmente uma prática externa como forma de disseminação de boas práticas de gestão (administrativa ou judicial) de outras instituições para o conhecimento de todos no âmbito do Judiciário cearense. A prática do TJDFT foi escolhida como o destaque do mês de janeiro/2012 .

O Banco de Boas Práticas Judiciais do TJDFT conta com 23 práticas e 64 ideias registradas pelos servidores, que foram motivados pela Administração Superior do Órgão a compartilharem soluções e melhorias criadas a partir da experiência direta e diária nas atividades processuais.

Para reconhecer o valor dos servidores que contribuem para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão, foi criado o Prêmio Boas Práticas Judiciais. A ideia vencedora da primeira edição do Prêmio foi divulgada em cerimônia no TJDFT no último dia 26 de março, e os vencedores foram:

1º lugar - Projeto ACISTI - Acervo Correicionado e Inspecionado por Sistema de Trabalho Inovador
2º lugar - Prática: INTTEL - Intimação por telefone, adoção de headset e VOIP
3º lugar - Eficiência - criação de central de informações sobre as partes

O Banco e o Prêmio Boas Práticas Judiciais fazem parte do Projeto Institucional previsto no Plano de Gestão do Biênio 2010/2012, de Disseminação de Boas Práticas, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica-SEPG do TJDFT.

A disseminação das boas práticas judiciais pelo Judiciário Nacional é motivo de orgulho para o TJDFT. Ao discursar na cerimônia de premiação esta semana, Desembargador Presidente Otávio Augusto Barbosa afirmou que "a semente foi lançada e os frutos serão colhidos com o tempo. O espírito do empreendedorismo ficará marcado no TJDFT".

Assista aqui ao vídeo sobre as ideias finalistas do I Prêmio de Boas Práticas Judiciais do TJDFT.