Cerca de R$ 12 milhões foram negociados na Semana de Conciliação

por ACS — publicado 2012-03-16T00:00:00-03:00
Nos cinco dias de trabalho da II Semana de Conciliação de 2012, cerca de 12 milhões de reais foram negociados entre o Banco de Brasília e seus devedores. No último mutirão realizado no ano passado com o mesmo banco, o valor acordado foi menor, 11,4 milhões de reais.

Os dados registrados apontam cerca de 3.500 pessoas atendidas, mais de 300 acordos obtidos e o percentual de conflitos pacificados por volta de 60%.

Segundo a juíza Luciana Yuki Sorrentino, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC/BSB, o que colaborou para o resultado positivo foi a inclusão de processos que não estavam previstos para esse mutirão, referentes aos mesmos clientes. "Muitas pessoas saíram satisfeitas. Em uma mesma audiência era resolvido mais de um processo", afirmou.

As pessoas que vieram desacompanhadas de advogados puderam contar com os defensores públicos, além do atendimento diferenciado pela supervisão de magistrados, conciliadores e servidores capacitados em mediação e conciliação.

Os inadimplentes, que não conseguiram celebrar acordos na Semana de Conciliação pela complexidade dos processos ou pela quantia expressiva da dívida, foram encaminhados para efetivar a conciliação diretamente com o BRB. Em muitos casos, já com propostas elaboradas.

Clientes do BRB que tiverem interesse em renegociar suas dívidas podem entrar em contato com o setor responsável do banco: Central de Recuperações de Ativos - CERAT, pelo telefone: 3442-7447.

Vale ressaltar que as Semanas de Conciliação de 2012 acontecem regularmente com diferentes instituições. O Banco Itaú, em abril, e o Banco Bradesco, em maio, terão a oportunidade de resolverem pendências com seus devedores por meio da conciliação. O objetivo é promover e estimular a resolução pacífica de conflitos, por meio do consenso entre as partes envolvidas.

A Semana de Conciliação foi tema dos programas Bom Dia DF da Rede Globo, Brasil Urgente da Band e Rádio Nacional da EBC.