II Congresso de preservação da Memória do Judiciário conta com apoio do TJDFT

por ACS — publicado 2012-03-28T00:00:00-03:00

Começou nesta quarta-feira, 28 de março, o II Congresso Brasileiro dos Arquivos do Poder Judiciário, com o tema: Os desafios da gestão documental e da preservação da memória do Poder Judiciário frente às novas tecnologias da informação, na sede do Tribunal Superior Eleitoral. A primeira edição do congresso aconteceu em 2001, em Brasília, e o evento foi um marco na implantação de uma política de gestão de documentos dentro do Poder Judiciário. A expectativa é de que este segundo encontro sirva também para registrar a evolução ocorrida na área.

Organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o Congresso conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal Superior do Trabalho, do Superior Tribunal Militar e do Conselho da Justiça Federal e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

A abertura do Congresso, nesta manhã, foi feita pelo Ministro Ricardo Lewandowski, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Durante o congresso, que termina dia 30/03, os participantes poderão participar de cursos na área de gestão da informação e reuniões do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname). Uma oportunidade de definir estratégias para a melhoria das áreas responsáveis pelo arquivo de informações.

O objetivo é qualificar e integrar os gestores e colaboradores da área de gestão da informação do Poder Judiciário e de outros poderes participantes frente às novas tecnologias que interferem na gestão e na preservação dos documentos e da memória institucional.

O TJDFT investe na preservação de seus documentos e processos há quase uma década, tendo inclusive, revolucionado o sistema de arquivos judiciais, com a implantação do Projeto de Modernização de Arquivos Judiciais do Tribunal, em 2006. Pioneiro também, no desenvolvimento da Tabela de Temporalidade, gerida por uma Comissão Permanente de Avaliação Documental - Área Judicial do TJDFT, na época, formada por magistrados e servidores.