Lançada oficialmente pedra fundamental do Fórum do Guará

por ACS — publicado 2012-03-02T00:00:00-03:00
Em uma cerimônia prestigiada pela comunidade e autoridades do Distrito Federal, o Presidente do TJDFT, desembargador Otávio Augusto Barbosa, oficialmente deu início às obras de construção do Fórum do Guará. O descerramento da placa, que marcou o lançamento da pedra fundamental, também contou com a participação do Corregedor de Justiça do DF, desembargador Sérgio Bittencourt e do Governador do DF, Agnelo Queiroz.

A obra da nova Casa de Justiça, iniciada em janeiro, deverá ficar pronta em novembro deste ano. O Fórum do Guará, que segue um modelo de engenharia padronizado pelo Tribunal, terá 6.380m2 de área construída, para atender a uma população crescente, estimada em 150 mil habitantes. Nos últimos dez anos, a Região Administrativa registrou um aumento de 23% no número de moradores.

A área para a construção foi doada pela Terracap a partir de uma Lei Distrital que permitiu a cessão do terreno. A empresa responsável pela execução da obra é a Porto Belo Construções e Comércio Ltda e a construção do novo Fórum deverá ser fiscalizada pelo Exército Brasileiro, graças a um convênio.

Durante a solenidade, o Presidente do TJDFT ressaltou os benefícios que o novo Fórum trará para o Guará, principalmente por sua localização estratégica - próxima ao metrô, o que vai facilitar ainda mais o acesso para o Jurisdicionado. O desembargador Otávio Augusto reforçou ainda o que a nova Casa poderá proporcionar para a Justiça do DF: "Será possível promover o descongestionamento de cerca de 20% das demandas que atualmente tramitam perante a Circunscrição Judiciária de Brasília".

Governador Agnelo Queiroz expressou durante o seu discurso o sentimento de alegria e orgulho de poder participar de uma solenidade que marca uma das grandes reivindicações dos moradores do Guará. "Essa é uma obra muito importante, geradora de emprego, que, depois de se tornar um bem público, vai ajudar, em todos os sentidos, a economia, o desenvolvimento e o fortalecimento de toda essa região".

Autoridades que estiveram presentes na cerimônia: Desembargador João de Assis Mariosi, Presidente do TRE-DF; Zenaide Soto Martins, Procuradora Geral de Justiça do DF em Exercício; Gilmar Tadeu Soriano, Presidente da AMAGIS; Deputado Federal, Isalcir Lucas; Deputado Federal, Roberto Policarpo; Guilherme de Souza Juliano, Secretário Geral; Eduardo Henrique Rosa, Juiz Assistente da Presidência do TJDFT, Carlos Nogueira da Costa; Administrador Geral do Guará, Carlos Nogueira da Costa.

Durante a solenidade, o desembargador Otávio Augusto, selou a caixa do tempo com jornais de grande circulação com a data do dia, a planta do prédio que será construída e os nomes da atual administração do TJDFT. A caixa ficará guardada dentro da pedra fundamental e será aberta somente em 2062, meio século após ter sido lacrada.

Todas as construções realizadas pelo TJDFT contam com a fiscalização e assessoria técnica do Exército Brasileiro, devido a um Termo de Cooperação assinado entre as duas instituições, a fim de estabelecer uma sistemática de cooperação nas atividades de engenharia trazendo garantia, transparência e eficiência às obras do Tribunal