Magistrados dão aula sobre Judiciário para crianças em Samambaia

por ACS — publicado 2012-03-26T00:00:00-03:00
O grupo formado por Juízes e Desembargadores que participou do curso "O Magistrado e a Construção de Modelos para o Aprimoramento da Cidadania e Conscientização da População", promovido pela Escola Nacional da Magistratura (ENM) e a AMB, esteve com cerca de 100 crianças no Fórum de Samambaia (DF), na tarde desta sexta-feira (23).

A programação foi aberta pela Juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Léa Martins Sales, que proferiu palestra sobre cidadania e esclareceu como funcionam os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Na sequência, os quinze Magistrados realizaram uma apresentação de suas atividades, explicando as características e diferenças entre as respectivas funções. Em seguida, o grupo tirou dúvidas das crianças que participaram ativamente da atividade.

A visita faz parte da programação prática do curso e tem como objetivo aproximar os Magistrados da população e sanar dúvidas relacionadas ao Poder Judiciário em nosso país.

Segundo a Juíza do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão Gabrielle Amado Boumann, o nível de interação das crianças foi impressionante. "O interesse deles me surpreendeu. São dúvidas cotidianas, de fatos corriqueiros, reais", declarou.

A linguagem para abordar e tocar as crianças é apontada como o principal desafio aos Magistrados. "As linguagens são diferentes, as percepções são diferentes e nós precisamos repensar nossa mensagem para que ela seja compreensível. Por isso, o encontro nos acresce muito. Sabemos que estamos ensinando, mas também aprendendo", afirmou o Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina Paulo Roberto Toniazzo.

Para Océlio Nobre da Silva, Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins, a principal importância do encontro é revelar o papel real do Poder Judiciário para o cidadão. "Ele não é compreendido. Precisamos permitir que a população conheça o Judiciário e também entenda os seus direitos", disse. Para ele, no contato com as crianças, todo o diferencial está no fato de o Juiz não estar em um ambiente de conflito. "Aqui trabalhamos tentando evitar conflitos e, dessa forma, formamos cidadãos", completou o Magistrado.

As crianças ainda tiveram um momento de descontração com os Magistrados, com um lanche e uma conversa informal. Para a Juíza Léa Martins Sales, o curso e o fechamento com o encontro alcançaram o objetivo esperado. "Os Magistrados ficaram muito satisfeitos e foi muito bom. Conseguimos vivenciar no dia de hoje tudo o que refletimos e canalizamos durante o curso", afirmou.


Notícia produzida e publicada no site da AMB
ASCOM/AMB