Ouvidoria viabiliza implantação de ações sugeridas por usuários do TJDFT

por ACS — publicado 2012-03-13T00:00:00-03:00
O exercício da cidadania é um direito assegurado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. O Tribunal não apenas ouve o cidadão do DF, como valoriza as sugestões, elogios e reclamações encaminhadas à Ouvidoria Geral para melhorar os serviços prestados pelo TJDFT. Para isso, a Ouvidoria do TJDFT, vinculada à Presidência, conta com a parceria dos magistrados e servidores na busca de soluções e respostas.

O mais recente boletim informativo divulgado na página da Ouvidoria "O TJ ouviu e fez acontecer" apresenta as últimas ações implantadas a partir de manifestações de usuários. Confira:

- Alteração do momento de divulgação de andamento processual

O TJ ouviu e fez acontecer: sugestão de servidora do TJDFT de alteração no texto do andamento "479 - Documento expedido" - no sistema informatizado utilizado pelas varas. Sempre que uma minuta de alvará de levantamento de valores é redigida no sistema, o andamento em referência é lançado, mesmo que o documento não tenha sido ainda revisado pelo diretor de secretaria e assinado pelo juiz da vara, o que pode provocar um deslocamento desnecessário de advogados e partes ao cartório. O TJDFT, por meio do Grupo Gestor das Tabelas Processuais Unificadas do Poder Judiciário no âmbito da 1ª instância, apreciou a manifestação da servidora. Agora, o andamento em questão só é divulgado na internet, e enviado por meio do sistema push, 48h após lançado, tempo hábil para conferência e assinatura dos alvarás. Com isso, partes e advogados não terão que comparecer inutilmente aos fóruns. A alteração no sistema foi executada pela Secretaria de Tecnologia da Informação, da Presidência do TJDFT.

-Localização de processos pelo parâmetro "perito judicial"

O TJ ouviu e fez acontecer: sugestão de usuário para criação de um filtro de pesquisa de processos na ferramenta de consulta disponível no site do TJDFT, que permita a busca por meio do nome ou do CPF de perito judicial, de modo a facilitar, para os peritos, a consulta aos andamentos lançados nos processos em que atuam. A sugestão foi acatada pelo Tribunal, por meio de análise da Assessoria de Desenvolvimento e Modernização da Corregedoria, e encaminhada à Secretaria de Tecnologia da Informação da Presidência, que procedeu à criação de um filtro de busca pelo CPF do perito.

-Consulta a lista de últimos andamentos de processos vinculados a um advogado

O TJ ouviu e fez acontecer: sugestão de usuário para implantar um filtro de pesquisa de processos na ferramenta de consulta do site do TJDFT que permita ao advogado consultar a lista dos últimos andamentos lançados em cada processo a que estiver vinculado. O filtro proposto foi implantado pela área de informática do Tribunal.

-Melhorias em instalações do TJDFT

O TJ ouviu e fez acontecer: reclamações de usuários referentes ao acúmulo de águas pluviais e à formação de lama no estacionamento e em trecho não pavimentado do Fórum Des. José Júlio Leal Fagundes. A diretoria do fórum encaminhou o pedido à administração do TJDFT e foram executadas obras de drenagem de águas pluviais e determinada a colocação de camadas de brita nos desníveis do terreno.

-Disponibilização de link para acesso a portaria em calendário institucional

O TJ ouviu e fez acontecer: sugestão de usuária advogada para inclusão, no calendário institucional do site do TJDFT, de um link para as portarias que suspenderem o expediente forense, de forma a facilitar a consulta e o trabalho dos advogados. A manifestação foi encaminhada à Subsecretaria de Relacionamento e Atendimento da SETI, que a acatou. A inclusão do link foi executada pelo Serviço de Apoio à Gestão de Internet - Secretaria de Tecnologia da Informação.

-Criação de faixa de pedestres

O TJ ouviu e fez acontecer: reclamação de usuário referente à ausência de faixa de pedestres na via localizada em frente ao bloco B do Fórum de Brasília. A Administração Superior do Tribunal, por meio da Diretoria do Fórum de Brasília, e das Secretarias de Administração Predial e de Segurança e Transportes do TJDFT, com o apoio da Diretoria do Departamento de Trânsito do DETRAN-DF, conseguiu a demarcação da faixa de pedestres reclamada.

Em maio de 2011, o TJDFT recebeu certificado de Conformidade ISO 9001:2008 para a Ouvidoria, que atesta a qualidade do "processo de acolhimento, sistematização e tratamento das percepções dos usuários sobre os serviços prestados pelo TJDFT". Dentre outros objetivos, busca assegurar a satisfação do cidadão quanto ao atendimento, garantir a celeridade e a eficácia dos serviços prestados, promover a qualificação dos servidores.
Ao incluir a Ouvidoria entre as unidades certificadas do TJDFT, o Sistema de Gestão da Qualidade do órgão reforça seu compromisso de prestação de um serviço de excelência ao cidadão

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