Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia visita TJDFT

por ACS — publicado 2012-03-19T00:00:00-03:00
O Presidente do TJDFT, Desembargador Otávio Augusto Barbosa, recebeu nesta segunda-feira, 19 de março, o Presidente do TJRO, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, que veio conhecer as obras do TJDFT. Os Presidentes visitaram, durante à tarde, as obras do Fórum do Riacho Fundo, que será inaugurado no próximo dia 13 de abril.

O Desembargador Roosevelt Costa ressaltou que o TJDFT é um "ponto de apoio para todos os Tribunais de Justiça do Brasil" e demonstrou interesse em utilizar a mesma padronização e excelência dos projetos desenvolvidos pelo TJDFT para construção dos novos Fóruns em seu estado. "São projetos viáveis, inteligentes, práticos e funcionais", destacou o magistrado de Rondônia.

O TJDFT já cedeu, por meio de um Termo de Cessão dos Direitos Autorais e Patrimoniais, o projeto básico de arquitetura e cálculo estrutural dos Fóruns de São Sebastião e José Júlio Leal Fagundes, de autoria do TJDFT, para a Infraero e para a Defensoria Pública. O projeto dos Fóruns tem gerado interesse pelos aspectos resultantes da forma dos prédios, construídos em estrutura metálica de aço, o que facilita e agiliza a execução da obra.

Neste cenário, os Presidentes discutiram a proposta de um Termo de Cooperação Técnica para a ampliação do Judiciário no Estado Rondoniense. O Presidente do TJRO, Desembargador Roosevelt Queiroz Costa, estava acompanhado do Juiz Auxiliar da Presidência, Edenir Albuquerque Rocha, da Chefe de Gabinete, Maria José Costa, e do Engenheiro Luis Guilherme Ferraz.

O Presidente do TJDFT, Desembargador Otávio Augusto Barbosa, discorreu sobre a realidade do DF, que levou o Tribunal a investir na expansão do judicário do DF e na construção dos novos Fóruns. O Distrito Federal, planejado para receber um teto máximo de habitantes, ultrapassou o esperado e, atualmente, com mais de três milhões de moradores, precisa se readequar para atender a demanda da população. "Somente no entorno do Distrito Federal, são 300 mil habitantes de Goiás e Minas Gerais que utilizam a Justiça local", afirmou.

Todas as construções realizadas pelo TJDFT contam com a fiscalização e assessoria técnica do Exército Brasileiro, devido a um Termo de Cooperação assinado entre as duas instituições, a fim de estabelecer uma sistemática de cooperação nas atividades de engenharia trazendo garantia, transparência e eficiência às obras do Tribunal.