Projeto <i>Pauta Eletrônica Virtual</i> gera economia de 5 mil cópias por mês no TJDFT

por ACS — publicado 2012-03-14T00:00:00-03:00
Desde o início da gestão do Desembargador Otávio Augusto Barbosa na Presidência do TJDFT, a Secretaria de Tecnologia da Informação (SETI) vem desenvolvendo projetos que visam à atualização do parque tecnológico, à melhoria do relacionamento com o público usuário de tecnologia e ao desenvolvimento de sistemas que aprimorem os serviços oferecidos aos jurisdicionados. Todas essas medidas integram o Pacote de Ações - SETI Inovação - Soluções para o seu tempo.

Com esse espírito inovador, a SETI desenvolveu o Projeto Pauta Eletrônica a partir de ideia do Desembargador Sérgio Rocha de criar um sistema que permitisse aos desembargadores da 2ª Câmara Cível do TJDFT acompanhar, em tempo real, os processos já julgados, os em julgamento e aqueles a julgar, durante a sessão, via web. Havia a necessidade também de que o sistema permitisse visualizar os documentos que integram cada processo da competência da Câmara.

A partir da sugestão do Desembargador, foi implantado também o Projeto Pauta Eletrônica Virtual, que permitiu à Secretaria da Câmara disponibilizar, antecipadamente, os acórdãos, as sentenças, os relatórios enviados pelos gabinetes e os pareceres do Ministério Público em uma pasta compartilhada que fica em um servidor disponibilizado pela SETI. A partir daí, todos os documentos que antes eram impressos, ficam disponíveis para acesso virtual, sem gastos excessivos com impressões.

Até a implantação do Projeto Pauta Eletrônica Virtual, todos os 12 desembargadores da 2ª Câmara Cível recebiam cópias dos relatórios, pareceres, acórdãos da apelação e sentenças de cada processo. Isso implicava na impressão de mais de 2 mil cópias por sessão e quase 5 mil cópias por mês. Agora, o custo é praticamente zero.

Os Projetos Pauta Eletrônica e Pauta Eletrônica Virtual existem desde abril de 2011 na 2ª Câmara Cível do TJDFT. O Conselho Especial do TJDFT também adotou os Projetos e usa a tecnologia há alguns meses. A 1ª Câmara Cível estuda a possibilidade de adotá-los. Ambos os Projetos, além de auxiliar os desembargadores durante as sessões, geram economia de papel para a Instituição.

Para fixar

Pauta Eletrônica - Sistema de acompanhamento, em tempo real, dos processos já julgados, os em julgamento e aqueles a julgar durante a sessão, via web.

Pauta Eletrônica Virtual - Sistema que permite o acesso a documentos dos processos que serão objeto da sessão de julgamento em uma pasta compartilhada para os gabinetes dos desembargadores, sem a necessidade de impressão.