Psicossocial do TJDFT atua em audiências auxiliando famílias em situação de violência

por ACS — publicado 2012-03-16T00:00:00-03:00
Desde o dia 7/2, profissionais da Secretaria Psicossocial Judiciária do TJDFT, por meio do Serviço de Atendimento a Famílias em Situação de Violência - SERAV, iniciaram trabalho em parceria com a Juíza Substituta Carla Mota no 3º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Brasília. A magistrada conheceu a proposta da equipe psicossocial quando atuava em uma das varas da Ceilândia, identificou-se com o método desenvolvido e solicitou a intervenção da equipe psicossocial.

Nas audiências interprofissionais, magistrado, promotor e advogados passam a contar com a colaboração de psicólogos ou assistentes sociais do SERAV, no intuito de enriquecer a compreensão das situações trazidas pelos envolvidos, unindo diferentes saberes em prol de um atendimento mais adequado às demandas.

Durante a interação, os profissionais procuram realizar uma avaliação acerca da situação de risco vivenciada pelas mulheres, sugerindo possibilidades de encaminhamento, seja no que tange ao papel da Justiça, seja direcionando as famílias a recursos da comunidade.

Essa forma de trabalho já vem sendo desenvolvida pela equipe do Setor desde 2008, em parceria com magistrados do Fórum de Ceilândia. Posteriormente, foi ampliada para os juizados do Fórum de São Sebastião, onde a atividade acontece desde 2009. Trabalhos itinerantes também ocorreram em localidades como Planaltina, entre 2009 e 2010.

A princípio, as audiências interprofissionais voltaram-se ao atendimento de processos referentes apenas à violência doméstica e familiar contra a mulher. Entretanto desde 2010, em um novo formato, a equipe do Pssicossocial, por meio do SERAV, vem ampliando sua atuação para audiências relativas a situações de abuso sexual contra crianças e adolescentes, em que esses necessitam ser ouvidos por videoconferência - trata-se do Programa de Audiência Interprofissional Protetiva à Vítima.