TJDFT inaugura berçário no Fórum de Samambaia

por ACS — publicado 2012-03-21T00:00:00-03:00
O Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Otávio Augusto, inaugurou nesta quarta-feira (21/3), no Fórum de Samambaia, o terceiro berçário do Tribunal - o segundo inaugurado em sua gestão, com o objetivo de acolher os filhos de magistrados e servidores, com idade entre 6 a 18 meses. Em seu pronunciamento, o Presidente fez votos para que o Menino Jesus de Praga, que dá nome ao berçário, abençoe "as pequeninas criaturas divinas" que serão ali atendidas.

A Diretora do Fórum de Samambaia, Juíza Gilsara Cardoso Furtado, em um discurso emocionado, agradeceu ao Presidente, Vice e Corregedor do TDJFT pela autorização para a instalação do berçário, e a todos os servidores que se empenharam para que as instalações ficassem prontas a tempo e a contento de todas as crianças que ali serão assistidas, enquanto suas mães trabalham no Fórum.

A Coordenadora do Programa de Assistência Materno-Infantil (Pro-Ami), Débora Salgado, por sua vez, em seu pronunciamento, informou que o berçário do Fórum de Samambaia tem capacidade para receber 30 crianças. Segundo ela, os dois outros berçários já instalados, um no Fórum de Brasília e outro no Fórum de Taguatinga, juntos já assistiram 545 crianças.

O primeiro berçário a ser inaugurado no TJDFT foi o Berçário Nossa Senhora da Conceição, no Fórum de Brasília, em 10 de junho de 2005. Atualmente, atende 80 crianças de 6 a 18 meses. Exatamente seis anos depois, no dia 10 de junho de 2011, o Tribunal inaugurou o Berçário Nossa Senhora Aparecida, no Fórum Desembargador Antonio Melo Martins, em Taguatinga. Hoje atende 20 crianças de 6 meses a um ano e meio.

Nos berçários, atuam equipes de berçaristas, cozinheiras, funcionárias de serviços gerais, além de nutricionista, médico, enfermeira e pedagoga.