TJDFT inaugura hoje berçário no Fórum de Samambaia

por ACS — publicado 2012-03-21T00:00:00-03:00
As mães e pais, servidores e magistrados do TJDFT, comemoram hoje (21/3) a chegada de mais um berçário na estrutura do Tribunal. O TJDFT inaugura, às 15h, o Berçário Menino Jesus de Praga no Fórum Desembargador Raimundo Macedo, em Samambaia. A inauguração do terceiro berçário do Tribunal mostra a preocupação da atual gestão em oferecer às mães da Casa a possibilidade de trabalhar, sabendo que os filhos estão em segurança, próximos e sendo bem cuidados.

O novo berçário, que atenderá às demandas do Fórum de Samambaia, faz parte do Programa de Assistência Materno-Infantil do TJDFT (Pro-Ami), vinculado a Presidência do TJDFT. Vão atuar na equipe berçaristas, cozinheiras, funcionárias de serviços gerais, além de nutricionista, médico, enfermeira e pedagoga, assim como nos demais.

A Coordenadora do Pro-Ami, Debora Salgado, destaca que o berçário do TJDFT é referência para outras instituições. A Presidência da República, o Ministério dos Transportes e a Petrobás, já visitaram o berçário do Tribunal a fim de conhecerem a sua estrutura, é um exemplo a ser seguido.

O berçário Menino Jesus de Praga terá 30 vagas que serão gradualmente preenchidas, acolherá somente bebês de 6 a 18 meses de idade, filhos de pais e mães, servidores ou magistrados do Fórum de Samambaia. Para a Coordenadora do Pro-Ami, "o berçário não é apenas um abrigo para as mães poderem trabalhar, mas é um local que considera a infância como a fase mais importante da vida", afirmou Débora. Ela também diz que a visão social do atual Presidente, Desembargador Otávio Augusto Barbosa, no sentido de apoiar a causa materno-infantil, terá reflexo na vida de mães e filhos para sempre.

O primeiro berçário a ser inaugurado no TJDFT foi o Berçário Nossa Senhora da Conceição, no Fórum de Brasília, em 10 de junho de 2005. Atualmente, atende 80 crianças de 6 a 18 meses. Exatamente seis anos depois, no dia 10 de junho de 2011, o Tribunal inaugurou o Berçário Nossa Senhora Aparecida, no Fórum Desembargador Antonio Melo Martins, em Taguatinga. A inauguração do segundo berçário ocorreu no dia em que o Berçário Nossa Senhora da Conceição completou seis anos. Hoje atende 20 crianças de 6 meses a um ano e meio.