TJDFT participa de videoconferência sobre Conciliação

por ACS — publicado 2012-03-16T00:00:00-03:00
Na manhã dessa quinta-feira, 15/3, o TJDFT participou de uma videoconferência organizada pela Corregedoria Nacional de Justiça e o Comitê Gestor do Movimento para Conciliação. A videoconferência foi aberta pelo juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Jairo Schäfer, e contou com a participação dos Tribunais de Justiça de Goiás, Sergipe, Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal.

Trata-se de um projeto piloto para a realização de mutirões de conciliação com o Banco do Brasil, nas fases pré-processual e processual. A intenção é reduzir o número de processos em tramitação e evitar o ajuizamento de novas demandas. O projeto será implantado inicialmente nos tribunais de Justiça dos Estados de Sergipe e do Rio Grande do Sul e, em seguida, nos tribunais parceiros que hoje participaram da videoconferência.

A juíza assistente da Corregedoria Marilza Neves Gebrim representou o Corregedor da Justiça do Distrito Federal, Desembargador Sérgio Bittencourt, acompanhada das juízas Luciana Yuki Fugishita Sorrentino e Ana Magali de Souza Pinheiro Lins e também dos servidores Marcelo Girade, Coordenador do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação, e André Anchises, Coordenador de Correição e Inspeção Judicial do TJDFT.

O Banco do Brasil quer desjudicializar suas ações e melhorar a relação com o Poder Judiciário. "Nós somos parte do problema e parte da solução", afirmou João Alves, Diretor Jurídico do Banco do Brasil. Disse ainda que o êxito do projeto está ligado ao envolvimento das partes. Para ele é necessário a mudança da postura dos prepostos. "As propostas apresentadas pelos tribunais serão analisadas pela administração do Banco. O Banco do Brasil dará respostas às observações feitas pelos tribunais, de forma a criar critérios para que as demandas não sejam judiciliazadas e que os advogados do banco substituam a cultura do litígio pela cultura da conciliação, reduzindo o número de processos e evitando novos estoques", finalizou.