TJDFT recebe mostra que retrata Brasília pelo olhar de fotógrafo chileno

por ACS — publicado 2012-03-30T00:00:00-03:00
"São fotos reveladoras de um olhar particular sobre a Capital Federal", define o fotógrafo chileno Andrés Rodríguez Ibarra, sobre a exposição fotográfica "Concretofagia - OS EIXOS AO SABOR DO DESEJO". O lançamento da mostra será nesta sexta-feira, 30 de março, no hall de entrada do Palácio Rui Barbosa do TJDFT. Até o dia 13 de abril, os visitantes poderão apreciar 25 imagens de pontos diferentes de Brasília registradas pelo artista latino-americano. A exposição foi autorizada pela Secretaria Geral do Tribunal, por meio de Processo Administrativo.

Radicado desde os sete anos de idade no Brasil, o fotógrafo, sociólogo e antropólogo Andrés Rodríguez Ibarra teve o seu primeiro contato com a fotografia ainda na adolescência, quando frequentou as aulas do Clube de Fotografia do CEUB na década de 1980. A Pentax K‐1000 foi a sua companheira "casual", durante os registros fotográficos. Em 2001, o fotógrafo chileno retomou, numa postura mais crítica da realidade, essa prática como forma de expressão, investigação e fonte de realização pessoal.

Desde que assumiu seu lugar atrás da câmera, Ibarra construiu um grande acervo de imagens, registradas durante suas andanças pelo mundo, principalmente pela cidade onde mora, Brasília. Desse universo, conseguiu eleger um conjunto de 25 fotos impressas em papel de algodão em tamanho padrão de 20x30cm, que serão utilizadas na exposição no TJDFT, com exceção de uma, em tamanho 1 x 0,66m.

Em busca de cada vez mais primor em seus registros, Andrés Ibarra passou por um período de 4 meses em Barcelona, onde registrou as ruas da cidade espanhola a conheceu técnicas fotográficas utilizadas por profissionais da Catalunha. De volta à segunda pátria, se tornou aluno de grandes profissionais do mercado de Brasília e São Paulo.