Juiz da 1ª VIJ participa de evento sobre primeira infância no Senado

por SECOM — publicado 2012-11-07T09:14:00-03:00

O juiz titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF, Renato Rodovalho Scussel, participou nessa terça-feira, dia 6/11, da mesa de abertura da 5ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, no Senado Federal.

Haverá conferências e cursos até quinta-feira, dia 8/11, ministrados por 14 especialistas do Brasil e do exterior nas áreas de saúde materno-infantil e educação. O tema desta edição é “O desenvolvimento integral da criança – teoria e prática”.

Scussel dirigiu algumas palavras aos presentes e destacou que a qualidade da troca de experiências entre a criança e o mundo durante os primeiros anos de vida é determinante para o seu desenvolvimento físico, emocional e social. “Enquanto ela percebe o tempo passando devagar, o seu aprendizado não cessa e enriquece velozmente seu universo cognitivo”, afirmou.

O magistrado também registrou que a dificuldade de aplicação das inovações legislativas ao Estatuto da Criança e do Adolescente reside no descompasso entre a urgência das necessidades da criança e os prazos processuais. Ele ainda asseverou que “o desafio é adequar o tempo da criança ao tempo do processo, pois na prática a quantidade de procedimentos e exigências legais dificulta o direito da criança à convivência familiar”.

Confira a programação do evento.