Livro que destaca a Justiça Comunitária será lançado durante o IX Prêmio Innovare

por ACS — publicado 2012-11-06T11:00:00-03:00

Acontece nesta quarta-feira, 7/11, a  cerimônia de premiação da nona edição do Prêmio  Innovare, no Supremo Tribunal Federal - STF, a partir das 11h. Na mesma  ocasião, será lançada a  versão, em português, do  livro Another System Is  Possible: Reforming Brazilian Justice, da IBAHRI - International Bar  Association's Human Rights Institute, que fala sobre a reforma do sistema judiciário  brasileiro e  destaca o Programa Justiça Comunitária do TJDFT. A versão em inglês do livro  foi lançada, nessa segunda-feira, 5/11, na  Câmara dos Lordes, em Londres.

O livro  aborda a ‘revolução silenciosa’ que vem transformando o sistema judiciário  brasileiro ao desafiar, por meio de marcantes inovações, algumas de suas mais arcaicas práticas. A obra traz um artigo da juíza do TJDFT Gláucia Foley, uma  das coordenadoras do Programa Justiça Comunitária, vencedor do II Prêmio  Innovare, em 2005. Clique aqui para saber mais sobre o livro. 

O Programa Justiça Comunitária, criado em 2000 como uma iniciativa pioneira do TJDFT, contribui para a democratização do acesso à Justiça por meio de métodos alternativos de  solução de conflitos. Atualmente o programa, que também é coordenado  pela juíza do TJDFT Carla Patrícia Frade Nogueira Lopes,  atua em três regiões  administrativas do DF: Ceilândia, Taguatinga e Samambaia. Além de ser  referência para a justiça de outros estados, o programa foi indicado pelo Conselho Nacional de Justiça  (CNJ) como uma das boas práticas do Judiciário.

Neste ano,  o Prêmio Innovare revelará iniciativas ligadas a  "Desenvolvimento e Cidadania" e "Justiça e Sustentabilidade". Serão escolhidas  seis práticas vencedoras, dentre mais de 400 práticas inscritas por pessoas de  todo o país. O objetivo do Prêmio Innovare é identificar, premiar e disseminar  práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público  estadual e federal,  defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil, que estejam  contribuindo para a  qualidade da prestação jurisdicional e para a modernização da Justiça  Brasileira.

Confira a matéria transmitida pelo jornal Bom Dia DF desta terça-feira, 6/11,  sobre o lançamento do livro Another System Is Possible: Reforming Brazilian  Justice.

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa Justiça Comunitária.