Programa Viver Direito recolhe produtos eletroeletrônicos para destinação correta

por MLC — publicado 2012-11-06T13:50:00-03:00

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, por meio do Programa Viver Direito, está realizando durante esta semana uma série de atividades voltadas à importância da reciclagem, ao consumo e às formas de descarte dos materiais e recursos naturais. O recolhimento de produtos eletroeletrônicos para destinação correta pela ONG Metarreciclagem de Samambaia, exposição de obras feitas com material reciclado e oficinas de reciclagem são algumas das ações realizadas.

Os pontos de coletas dos produtos eletroeletrônicos ficam no TJDFT até quarta-feira, 7/11, no estacionamento em frente ao Bloco B do Fórum de Brasília, no Fórum de Ceilândia e no Fórum do Paranoá, locais onde estão acontecendo as atividades. Em 2013, a ideia é estender a ação para os demais fóruns.

No Fórum  de Brasília acontece a exposição de esculturas feitas de sucata de ferro do artista plástico Ramon Rocha (também no Fórum de Ceilândia), e de obras produzidas, pelo método da reciclagem, pelas servidoras Anágela Sá e Juliana Lemos Zarro, além de móveis produzidos a partir de pneus usados.

A programação inclui ainda oficinas de reciclagem de papel para produção de cartões e enfeites de Natal nos Fóruns de Brasília e Paranoá. No Fórum de Ceilândia, os alunos do curso de Engenharia da Universidade de Brasília – campus do Gama  fazem nesta terça-feira, 6/11, uma demonstração das técnicas de transformação de óleo de cozinha em sabão, voltada à redução do impacto ambiental deste produto poluente e à geração de renda. O TJDFT já realiza a coleta de pilhas e baterias esgotadas nas portarias de todos os fóruns,  encaminhando para destinação ambientalmente correta.

No dia 9/11, o Tribunal formaliza a adesão à Agenda de Responsabilidade Socioambiental da Administração Pública – A3P, em evento que será realizado no Gabinete da Presidência.

A Coordenação de Gestão Socioambiental – COGESA, vinculada à Secretaria-Geral do TJDFT, é responsável pelo Programa Viver Direito.

Saiba mais sobre a ONG Metarreciclagem

A Ong Metarreciclagem promove a inclusão digital de jovens carentes, a partir da recuperação de equipamentos por meio de cursos de montagem e configuração de computadores. Atualmente, a Metarreciclagem, que funciona em Samambaia, conta com salas de aula que formam jovens, selecionados pelo seguinte critério: estar frequentando ou ter concluído o Ensino Médio, ter idade entre 16 e 24 anos, renda familiar igual ou inferior a quatro salários mínimos.