Semana Nacional de Conciliação no TJDFT será tema na Rádio Justiça

por MLC — publicado 2012-11-05T17:55:00-03:00

No dia 13/11, a Rádio Justiça transmitirá ao vivo, no horário de 14h10 às 18h30, o programa “Justiça na Tarde” que terá como tema a Semana Nacional de Conciliação no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. O programa contará com entrevistas de convidados do Tribunal e de pessoas que participarão do evento. O TJDFT participará, por meio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília – CEJUSC-Bsb e de Taguatinga – CEJUSC-TAG e dos Juizados Especiais Cíveis – CEJUSC-JEC/Bsb, da 7ª edição da Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, de 7 a 14/11. 

A abertura oficial do evento será realizada no dia 8/11, às 11h, no auditório Sepúlveda Pertence do TJDFT, com presença de autoridades. Após a solenidade de abertura será inaugurado o espaço onde acontecem as sessões de conciliação, no 10º andar do bloco A.

Cada CEJUSC se preparou para que a Semana Nacional de Conciliação seja um sucesso. Foram realizadas reuniões com as instituições participantes e com a equipe de conciliadores que vão atuar no evento com o objetivo de facilitar o momento da conciliação. Os conciliadores estão orientados sobre a forma de atuação desde a recepção das partes até o encerramento da sessão de conciliação. 

Para o evento foram selecionados cerca de 600 processos para o CEJUSC-Bsb, na maioria, de instituições financeiras; 50 processos de empresas variadas no CEJUSC-TAG, entre eles processos que tramitam desde 1987; e 150 processos para CEJUSC-JEC/Bsb de companhia aérea e telefonia, em grande parte.

A Semana Nacional de Conciliação contará com a participação de todos os tribunais brasileiros, nas esferas estadual, federal e do trabalho e é considerada um marco anual das ações do CNJ e dos tribunais de justiça para fortalecer a cultura do diálogo. 

O TJDFT realiza mutirões e semanas de conciliação desde 2003, sempre inovando e com resultados acima da média. Somente neste ano de 2012, o TJDFT já realizou seis Semanas de Conciliação, como, por exemplo, a iniciativa pioneira em buscar solução de conflitos por meio de conciliação em processos em grau de recursos constitucionais.

Assista a mais um dos vídeos da campanha promovida pelo CNJ.