Voluntários da Rede Anjos do Amanhã são homenageados na 1ª VIJ

por ACS — publicado 2012-11-09T15:15:00-03:00

VIJ 1VIJ 2Voluntários da Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa da 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ), foram homenageados em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira, 8/11, no auditório da Vara. A homenagem foi dedicada a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram pelo relevante trabalho voluntário em prol de crianças e adolescentes em situação de risco social.

O evento contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador João de Assis Mariosi, do 2º vice-presidente, desembargador Lecir Manoel da Luz, e do desembargador Lécio Resende da Silva, também do TJDFT, do ministro Gilmar Mendes, do Supremo o Tribunal Federal (STF), dos ministros Aldir Passarinho Júnior e Ari Pargendler, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), bem como dos juízes do TJDFT Renato Rodovalho Scussel, Lavínia Tupy e Lizandro Garcia.

A supervisora da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Lúcia Passarinho, proferiu palavras de agradecimento e destacou o papel dos voluntários na construção de uma sociedade mais justa. “No tempo presente, marcado por crise, incerteza e violência, o compromisso solidário aumenta a nossa confiança de que a bondade existe e o mundo pode vir a ser bem melhor”, afirmou.

Lúcia agradeceu aos voluntários que se comprometeram com ações efetivas e transformadoras, proporcionando o resgate da cidadania, da autoestima e a possibilidade de um futuro com mais dignidade para os beneficiários da Rede Solidária. “A todos vocês que estenderam a mão, em sinal de solidariedade, deixamos a nossa homenagem, a nossa eterna gratidão e o nosso eterno muito obrigada”, concluiu.

Segundo o juiz titular da 1ª VIJ, Renato Rodovalho Scussel, o século XXI é o século da fraternidade. “A solidariedade é a ferramenta mais eficaz e apropriada para a convivência humana e fraterna”, disse. O magistrado agradeceu a colaboração dos voluntários e ressaltou que, ao entregar a placa de homenagem a cada um deles, ouviu também muitos agradecimentos pela oportunidade de participarem da Rede Solidária, o que demonstra a troca mútua entre voluntários e beneficiários.

O presidente do TJDFT falou do trabalho desenvolvido pela Rede Solidária Anjos do Amanhã, que desfruta da credibilidade e do reconhecimento dos seus parceiros, e dos benefícios proporcionados ao seu público-alvo. “O trabalho dos voluntários merece nosso reconhecimento e respeito”, declarou Mariosi. O desembargador falou ainda da necessidade de se promover a superação do abandono material, social e psicológico no qual ainda vivem muitas crianças, adolescentes e famílias.

A cerimônia de homenagem foi prestigiada também por servidores do TJDFT e familiares dos voluntários. O evento teve a participação especial do jovem Erick Henrique Silva Oliveira, beneficiário da Rede Solidária. Com sua voz e violão, o rapaz encantou a plateia ao tocar e cantar uma canção. Erick recebeu o apoio da Rede Solidária para estudar, estagiar e trabalhar. Hoje, é professor de violão.

Saiba mais

Criada em 2006 pela 1ª VIJ, a Rede Solidária direciona suas ações às crianças e aos adolescentes jurisdicionados da 1ª VIJ, às suas famílias e às instituições às quais estão vinculados, proporcionando ao seu público-alvo benefícios como atendimento médico, odontológico e psicológico, cursos de capacitação e
profissionalização, inserção no mercado de trabalho, atividades de lazer, cultura e esporte.

A Rede Solidária Anjos do Amanhã mantém cadastro de pessoas e de instituições que desejam doar algum tipo de recurso para o público-alvo do programa. Podem ser doados serviços, ajuda profissional ou bens materiais. Atualmente, a Rede conta com cerca de 140 voluntários, incluindo pessoas físicas e jurídicas. Para saber mais, acesse o site www.anjosdoamanha.tjdft.jus.br.

Conheça os homenageados

PESSOAS FÍSICAS