Estatística de atendimento do mês de setembro de 2012 é disponibilizada pelo Juizado do Aeroporto de Brasília

por ASP — publicado 2012-10-02T15:25:00-03:00

De acordo com a estatística de atendimentos do Juizado Especial do Aeroporto de Brasília, em setembro de 2012 foram realizados 559 atendimentos, dos quais, 382 se referem a esclarecimentos e pedidos de informações. 49 audiências de instrução e julgamento foram marcadas, 94 acordos alcançados, 6 casos encaminhados a outros estados da federação e 18 pessoas desistiram da ação.

A companhia que apresentou o maior número de reclamações foi a TAM (230), seguida pela Gol (117), WEBJET (74), AVIANCA (35), TAP (8) e DELTA (4). Os principais motivos que levaram os usuários ao balcão do juizado foram problemas no check-in, atrasos e cancelamentos de voos e extravio de bagagens.

O Juizado Especial do Aeroporto de Brasília oferece atendimento gratuito aos usuários dos serviços prestados pelas companhias aéreas do país, sem que haja a necessidade de sair do aeroporto e de constituir advogado. O Objetivo é a conciliação entre as partes, de modo que todos saiam satisfeitos. O serviço só poderá ser acionado para resolver questões que envolvam valores de até 20 salários mínimos.

O consumidor que quiser solucionar um problema no Juizado Especial do Aeroporto deve entrar com o pedido dentro de 24h do incidente ocorrido. O juizado está localizado próximo aos stands de venda de passagens aéreas no 1º andar e atende das 6h às 24h, todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

1º semestre de 2012

No primeiro semestre de 2012, de janeiro a junho, o juizado especial do aeroporto de Brasília registrou 3.564 reclamações dos usuários. O total de queixas é 11% menor que o número registrado no mesmo período do ano passado. Em 2011, de janeiro a junho, o juizado contabilizou 3.976 registros de insatisfações. Os motivos que mais levaram os usuários ao juizado especial no primeiro semestre de 2012 foram extravio e violação de bagagem, falta de assistência, ausência de informações, atrasos e cancelamentos de voos.