TJDFT adere mais uma vez ao movimento internacional Outubro Rosa

por ACS — publicado 2012-10-01T16:00:00-03:00

OutubroRosaO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios aderiu, mais uma vez, ao movimento internacional "Outubro Rosa", que visa alertar a população sobre o câncer de mama. Durante todo o mês de outubro a fachada do Palácio de Justiça vai ganhar iluminação especial como forma de divulgar a luta no combate a esse tipo de câncer. 

Este é o segundo ano que o Tribunal, órgão que apóia causas de cunho social, integra o movimento, iluminando o Palácio da Justiça com a tonalidade rosa, cor que remete ao laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

A ação também integra o Festival de Saúde Total do TJDFT - FEST 2012, que acontecerá de 23 a 26 de outubro com o tema “Bem estar e qualidade de vida no trabalho”.


Saiba como surgiu o movimento Outubro Rosa

O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Outubro Rosa no Brasil

A ação de iluminar de rosa prédios públicos, pontes e teatros surgiu para expandir o Outubro Rosa junto à população, tornando-se uma leitura visual compreendida em qualquer lugar do mundo.

No Brasil, a primeira iniciativa vista foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São  Paulo-SP, em outubro de 2002. A cada ano a adesão ao movimento foi aumentando. Em outubro de 2008, a Estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ganhou iluminação rosa. No ano de 2011, além do  Palácio da Justiça, o Congresso Nacional, Museu Nacional, Memorial JK, Catedral, prédios do anexo do Palácio do Buriti, Secretaria de Saúde e Torre de TV também ganharam iluminação especial em Brasília.