Central do Idoso promove seminário e encontro com redes sociais

por SB — publicado 2012-09-13T18:15:00-03:00

Inscrições vão de 17 a 28 de setembro

A Central Judicial do Idoso  promove, no dia 4 de outubro, quinta-feira, o Seminário Cinco Anos em Defesa dos Direitos dos Idosos junto ao I Encontro com a Rede Social do DF. O evento, que comemora o Dia Nacional e Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, e os cinco anos da Central, acontece das 8h às 18h no auditório Sepúlveda Pertence, que fica no térreo do Bloco A do Fórum de Brasília.  O seminário é voltado exclusivamente aos servidores do TJDFT, MPDFT, CEAJUR e profissionais de instituições que atuam junto a idosos no âmbito judicial, de saúde, de atenção psicossocial e de pesquisa. As inscrições estarão abertas entre os dias 17 e 28/9 e poderão ser feitas gratuitamente a partir do link da Escola de Administração Judiciária do TJDFT, organizadora do evento, no site do TJDFT.

A primeira palestra do dia será proferida pelo Desembargador Lecir Manoel da Luz com o tema Prioridade Processual do Idoso: Uma Realidade na Justiça do DF. A seguir, o Desembargador Roberval Casemiro Belinati falará sobre A Justiça do Distrito Federal e a Proteção ao Idoso e o Procurador da República e Procurador Regional dos Direitos do Cidadão de São Paulo, sobre Os Direitos do Idoso. A Juíza Gabriela Jardon, da Central do Idoso, encerrará as atividades da manhã com a palestra Os Cinco Anos da Central: Atuação e Desafios.

No período da tarde, acontecerá o I Encontro com a Rede Social do DF a partir da participação do Presidente da Associação de Idosos do Cruzeiro, Elmo Fernandes, com a palestra  Relato de Experiência: A Busca dos Direitos do Idoso no DF. Em seguida, a Coordenadora de Proteção Social e Especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF, proferirá a palestra Compreendendo a Proteção Especial e a Política de Abrigamento de Idosos no DF. Na sequência, As Ações Desenvolvidas pela Secretaria do Idoso em Prol dessa População no DF serão abordadas pelo Secretário da Secretaria Especial do Idoso do DF, Ricardo Quirino e A Atenção à Saúde do Idoso no DF será a temática da fala da Assistente do Núcleo de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde do DF Thaís Garcia Amâncio.  O professor do mestrado em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília - UCB e professor emérito da Universidade de Brasília - UnB, Vicente Faleiros, conclui as preleções com os Desafios Para a Formação de Recursos Humanos na Área de Gerontologia. Antes do encerramento, está reservado um espaço para perguntas.

A Central do Idoso foi criada a partir de um convênio firmado entre o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, por meio da Resolução Nº 001, de 24 de fevereiro de 2006. Conta ainda com a cooperação técnica do Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa do Idoso – CEAJUR e da Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF. Atua no atendimento aos idosos do DF  que têm seus direitos ameaçados ou violados e que necessitam de orientação e atendimento na esfera da Justiça. Promove também a articulação com diversas instituições governamentais e não-governamentais, visando ações de parceria para o atendimento das demandas apresentadas pela população idosa. Durante o Seminário, será divulgado o trabalho da Central e seus desafios e também incrementada ainda mais a articulação com a rede de instituições com as quais a Central tem tido maior interação nesses anos de funcionamento.