Cliente será ressarcido por defeito de fábrica em caminhonete

por VS — publicado 2012-09-14T16:05:00-03:00

Um cliente adquiriu uma F-250 numa concessionária, mas poucos dias após a compra, a caminhonete apresentou diversos defeitos que lhe causaram diversos transtornos. O veículo era zero quilômetro e o cliente havia feito todas as revisões. No entanto, foi levado diversas vezes para o conserto e o carro sempre voltava a apresentar os mesmos defeitos. Em um dos consertos, o veículo permaneceu 39 dias na concessionária. 

A Ford alegou decadência do prazo para reclamações e justificou a demora de mais de 30 dias de conserto afirmando culpa do cliente, pois estava em viagem ao exterior. A Slavieiro defendeu que todos os defeitos apontados decorreram do natural desgaste do produto e que todos os reparos necessários foram regularmente efetuados sem qualquer custo para o cliente. 

O laudo pericial concluiu que apenas o módulo GEN pode ser considerado defeito de fábrica sendo os demais decorrentes de desgaste natural. Com base no laudo, o juiz da 17ª Vara Cível de Brasília condenou a fábrica e a concessionária a substituírem a peça defeituosa, o módulo GEM do veículo por outra nova e original e a pagar R$ 8 mil a título de danos morais ao cliente. 

Processo: 2008.01.1.149321-0