Juiz Alfeu Machado é empossado como Desembargador do TJDFT

por AF — publicado 2012-09-21T19:05:00-03:00

posse1posse2Nesta sexta-feira, 21/9, o juiz Alfeu Gonzaga Machado tomou posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT. A solenidade aconteceu na Sala de Sessões Plenárias do Tribunal e contou com a presença de diversas autoridades. O magistrado foi eleito, por unanimidade, pelo critério de antiguidade, na sessão administrativa do Tribunal Pleno do TJDFT realizada no dia 31/8, e vai ocupar a vaga deixada pelo desembargador Lécio Resende da Silva, que se aposentou no dia 24/8.

A mesa de autoridades foi composta pelo Presidente do TJDFT, Desembargador João Mariosi, pelo Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, pelo Secretário da OAB/DF, Lincoln de Oliveira e pelo Procurador Geral da Justiça Interino, José Firmo Reis. Às 17h30 a solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional. Em seguida o Desembargador Alfeu Gozaga Machado pronunciou o Termo de Compromisso ao novo cargo e assinou o Termo de Posse.

O Desembargador João Mariosi elogiou a carreira do magistrado e ressaltou sua determinação e afinco ao trabalho. De acordo com o Presidente: “O trabalho duro foi o alicerce que o menino Alfeu herdou dos pais, no interior de Minas Gerais, na pequena Itutinga. Com a lição, o jovem Alfeu desde cedo aprendeu a lutar por seus ideais e objetivos.”

O juiz Alfeu Machado ingressou na magistratura do DF em outubro de 1991, no cargo de juiz de direito substituto, sendo promovido a juiz de direito titular, perante a 1ª Vara Cível do Gama, em agosto de 1994. Atuou na 6ª Vara da Fazenda Pública do DF, na 2ª Vara Cível de Brasília e na 5ª Vara de Família de Brasília. Convocado em substituição a desembargador perante o TJDFT desde 2005, atuou tanto em Turmas Criminais quanto Cíveis. Atualmente exercia a função de Diretor do Fórum de Brasília. “Reconhecido como um dos diretores de Fórum mais atuante e participativo. Da direção do Fórum passa agora à gestão compartilhada do TJDFT”, completou o desembargador João Mariosi em seu discurso.

O novo desembargador vai compor o colegiado da primeira Turma Cível do TJDFT.

Confira o discurso proferido pelo Presidente do TJDFT, desembargador João de Assis Mariosi.