Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Dia da Árvore: uma data para Viver Direito no TJDFT

por ACS — publicado 21/09/2012

O Dia da Árvore, 21/9, é uma boa oportunidade para repensarmos atitudes para preservar o ar que respiramos, o fruto que nos alimenta e os diversos produtos que consumimos, como móveis e papel.

O ciclo de vida da árvore requer equilíbrio na relação com o ser humano: as florestas nativas e reflorestadas devolvem ao homem serviços e bens. Mas este equilíbrio corre riscos e já apresenta sinais de esgotamento, com as frequentes queimadas (grande parte causada por guimbas de cigarro acesas), com o desmatamento e com o consumo sem responsabilidade.

Só no TJDFT, em 2011, o consumo de papel foi de 12,6 toneladas de folhas, o equivalente a 59 árvores derrubadas. Um grande peso para a nossa consciência.

Para reverter o impacto de sua atividade, o TJDFT, por meio do Programa Viver Direito, realiza diversas ações voltadas à redução do uso do papel:

  • Todo o papel utilizado na Casa é do tipo reciclado;
  • Os setores contam com impressoras multifuncionais - modo frente e verso, que permitem o monitoramento das impressões, por parte dos gestores;
  • A Subsecretaria de Recursos Gráficos recebe os papéis usados e encaminhados por malote e os devolve em forma de blocos de rascunho;
  • O lixo “seco” coletado nas estações de trabalho e resultado dos processos destinados à eliminação é doado à Central das Cooperativas de Catadores de Resíduos Sólidos, numa parceria que beneficia cerca de 1300 familiares dos catadores.
  • Servidores e magistrados são estimulados a usar preferencialmente o meio virtual e a só imprimir o necessário.
  • O Tribunal desenvolve diversas ações de tecnologia voltadas à virtualização documental e processual.

TJDFT: Nossa ação é Viver Direito. E a sua?

Saiba mais no site do Viver Direito.

Palavras-chave
Viver Direito