Juizado do Aeroporto de Brasília divulga estatística do mês de agosto

por ASP — publicado 2012-09-05T14:13:00-03:00

De acordo com a estatística divulgada pelo Juizado Especial do Aeroporto, em agosto foram realizados 454 atendimentos. Do total de atendimentos, 263 foram pedidos de esclarecimentos e  informações, 66 audiências de instrução e julgamento foram marcadas, 97 acordos alcançados, apenas 1 caso foi encaminhado a outra unidade federativa e 20 pessoas desistiram da ação.

A companhia que apresentou o maior número de reclamações foi a TAM (181), seguida pela Gol (106), WEBJET (40), AVIANCA (19), TAP (7) e DELTA (6). Os principais motivos foram problemas no check-in, atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagens, problemas com reembolso e falhas nas informações prestadas pelas companhias.

O Juizado Especial do Aeroporto de Brasília oferece atendimento gratuito aos usuários dos serviços prestados pelas companhias aéreas do país. O Objetivo é a conciliação entre as partes, de modo que todos saiam satisfeitos. O serviço só poderá ser acionado para resolver questões que envolvam valores de até 20 salários mínimos, sem a necessidade de advogado.

Desde maio de 2012, o horário de funcionamento foi alterado e o juizado passou a atender das 6h às 24h todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, não havendo mais o horário de atendimento na madrugada. A Administração do TJDFT decidiu pela redução do horário, devido ao baixo índice de atendimento registrado no período compreendido entre 0 e 6 horas da manhã, além de visar a economia aos cofres públicos, otimizar os serviços e aproveitar melhor seus servidores.

O consumidor que quiser solucionar um problema no Juizado Especial do Aeroporto deve entrar com o pedido dentro de 24h do incidente ocorrido. O juizado está localizado próximo aos stands de venda de passagens aéreas no 1º andar.