Presidente do TJDFT abre atividades da Semana de Inclusão

por ACS — publicado 2012-09-17T18:55:00-03:00

DiversidARTE1DiversidARTE2Avant première de curta feito por cineasta cego será exibido amanhã

O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal  e dos Territórios, Desembargador João de Assis Mariori, abriu oficialmente, na tarde desta segunda-feira, 17/9, a 3ª Diversidarte – Matizes da Pluralidade (veja programação), semana dedicada a atividades culturais voltadas para a inclusão das pessoas com deficiência. Em seu discurso, o presidente ressaltou que o Tribunal “empenha-se para mobilizar políticas que promovam a inclusão da pessoa com deficiência” e que “ para tanto, estamos aqui no intuito de reforçar e ampliar o compromisso de contribuir para uma sociedade mais democrática”.

As atividades da 3ª Diversidade começaram ao meio-dia com a visita dos animais do Projeto Cão Guia de Cegos do DF em várias dependências da Casa, entre elas o restaurante do Bloco A do Fórum de Brasília, o cartório da 19ª Vara Cível, a Assessoria de Comunicação Social e as sessões da 2ª Câmara Cível e da Câmara Criminal. Nesta, os representantes da entidade, acompanhados dos cães, foram saudados pelo Desembargador Roberval Casemiro Belinati que ressaltou a importância da promover a inclusão das pessoas com deficiência e garantiu que todos os juízes e desembargadores do TJDFT estão empenhados em fazer valer os direitos dessas pessoas. 

Na solenidade de abertura, o grupo de dança em cadeira de rodas Asas para Dançar, do Instituto Vivarte, apresentou uma coreografia reunindo pessoas com e sem deficiência. Após, o Coral Justiça Encantus entoou duas músicas, sendo seguido pela mensagem da ex-Miss Ceará Vanessa Vidal, deficiente auditiva fortemente engajada na luta pela inclusão, lembrando que acessibilidade não se restringe a pessoas com deficiência, mas é importante também para idosos, gestantes e mulheres com bebês, por exemplo. 

Representantes do Projeto Cão Guia de Cego falaram de seu trabalho, informando que no Brasil existem menos de cem cães-guia para uma população de seis milhões de pessoas cegas, o que demonstra a enorme carência desses animais que, segundo depoimento de um utilizador presente, propicia mais mobilidade e muito maior segurança que o uso da bengala. 

Na sequência, a artista plástica Eva Leite, tetraplégica, pintou parte de um quadro com a boca e ofereceu ao Tribunal, na pessoa de seu Presidente, uma obra com o símbolo da justiça estilizado, pintado em múltiplas cores vivas. A solenidade foi encerrada com a apresentação da solista Rejane Mendell, acompanhada pelo pianista Paulo José, servidor do Tribunal, de duas músicas, entre elas a ária Rainha da Noite da Flauta Mágica, de Mozart, que arrancou calorosos aplausos dos presentes. 

A Diversidarte prossegue amanhã com a exibição do curta metragem Direção Cega, premiado no 10º Festival de Cinema de Taguatinga, seguido do curta O Jogo, dirigido pelo cineasta cego, João Júlio Antunes, este em avant première. A exibição, que será feita com a técnica de auto descrição para cegos, acontece às 16h no auditório do Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, no 5º andar do Bloco A do Fórum de Brasília, e será seguida pela palestra O Esporte Como Meio de Inclusão, apresentada pelo servidor Sérgio Fróes, atleta paralímpico na modalidade de hipismo. 

No Fórum do Paranoá, a ex-Miss Ceará Vanessa Vidal profere a palestra Força, Vida e Superação, Uma Via Para a Inclusão e acontecem várias outras atividades. No Fórum de Taguatinga, o Grupo Vidança, formado por bailarinos cegos da Biblioteca Norina Nowille, apresenta-se às 16h, seguido da peça Uma Joaninha Diferente, encenada pela atriz Noeme Rocha da Silva, deficiente visual. No Fórum de Ceilândia, o primeiro atleta deficiente visual do mundo a correr a Ultra-Maratona conta sua aventura ao lado do atleta e servidor do TJDFT Weimar Pettengill, na palestra intitulada Pantanal 120K. 

Realizada pelo Núcleo de Inclusão – NIC,  a 3ª Diversidarte acontece entre os dias 17 e 23, simultaneamente em sete Fóruns do TJDFT, em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21/9. Esta terceira edição traz o tema “Matizes da Pluralidade”,  baseado nas borboletas que, embora diferentes umas das outras, são todas belas, mas necessitam passar por uma transformação para se revelarem em sua plenitude. Dessa forma, os organizadores pretendem mostrar que as pessoas são matizes dessa pluralidade diversificada e colorida – a espécie humana - e têm a capacidade de se recriar e se superar a cada dia. O evento tem o objetivo de fomentar a integração entre pessoas com e sem deficiência.

Subordinado à presidência da Casa, o NIC é uma iniciativa pioneira do TJDFT. Com sua criação, em 2009, o Tribunal  tornou-se o primeiro a contar com uma estrutura específica para promover a inclusão social das pessoas com deficiência, antecipando-se à Recomendação nº 27 do Conselho Nacional de Justiça, que prescrevia a adoção de “medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e atitudinais de modo a promover o amplo e irrestrito acesso de pessoas com deficiência”.