Novo desembargador do TJDFT toma posse nesta sexta-feira

por (ACS) — publicado 2012-09-21T16:35:00-03:00

Solenidade de posse acontece às 17h

O juiz Alfeu Gonzaga Machado tomará posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT nesta sexta-feira, 21/9, às 17h, na Sala de Sessões Plenárias do Tribunal. O magistrado foi eleito, por unanimidade, pelo Tribunal Pleno do TJDFT, em sessão administrativa, realizada no dia, 31/8, para ocupar a vaga deixada pelo desembargador Lécio Resende da Silva, que se aposentou no dia 24/8. A posse será transmitida pela TVTJ.

Mineiro, natural de Itutinga-MG, o juiz Alfeu Machado bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia-MG, em 1986, tendo sido aprovado no Exame de Ordem do Estado de São Paulo, e exercido a atividade de escrevente judiciário, junto à 5ª Vara Cível da Comarca de Uberlândia/MG, de maio de 1990 a outubro de 1991. Mestrando em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, teve larga atividade docente em diversas instituições de ensino superior, dentro e fora do Distrito Federal.

O novo desembargador ingressou na magistratura do DF em outubro de 1991, no cargo de juiz de direito substituto, sendo promovido a juiz de direito titular, perante a 1ª Vara Cível do Gama, em agosto de 1994. Atuou na 6ª Vara da Fazenda Pública do DF, na 2ª Vara Cível de Brasília e na 5ª Vara de Família de Brasília. Convocado em substituição a desembargador perante o TJDFT desde 2005, atuou tanto em Turmas Criminais quanto Cíveis.

O juiz Alfeu Machado compôs e presidiu a 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do DF e exerce, no presente momento, os cargos de juiz diretor do Fórum de Brasília e de membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, tendo exercido, também perante esta especializada, o cargo de juiz eleitoral substituto e titular.

O magistrado foi promovido à vaga por antiguidade e irá compor a primeira Turma Cível do TJDFT.