Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Presidente do TJDFT receberá medalha-prêmio por mais de 50 anos de serviço público

por ACS — publicado 21/09/2012

O Presidente do TJDFT, desembargador João de Assis Mariosi, será homenageado com a medalha-prêmio pelos 54 anos dedicados ao serviço público. A concessão da medalha foi proposta pelo 1º Vice-Presidente do TJDFT, desembargador Sérgio Bittencourt, e aprovada na sessão do Tribunal Pleno no último dia 18/9. A Resolução 14, de 19 de setembro de 2012, instituiu a homenagem cuja data de entrega ainda será definida. Cunhada pela Casa da Moeda do Brasil, a medalha foi criada pelo Decreto-Lei 51.061/61 e suas atualizações, e é concedida ao funcionário que completa meio século de vida atuando no serviço público.

Natural de Pouso Alegre - MG, o presidente do Tribunal ingressou no serviço público em 1958, ainda em Monte Azul/MG, onde também ingressou na magistratura, em 1976, como Juiz de Direito da Comarca daquela cidade. Permaneceu no cargo até 1980, quando, então, tomou posse como Juiz de Direito Substituto no Distrito Federal. Desde então, atuou como Juiz de Direito na área cível, delitos de trânsito e ainda como Juiz Eleitoral, passando a Desembargador do TJDFT em 1994. Exerceu o cargo de Corregedor da Justiça local no período de 2006 a 2008, cargo que também ocupou no TRE-DF, de 2009 a 2010. Assumiu a Presidência do TRE-DF no biênio 2010-2012, e em abril de 2012 tomou posse como Presidente do TJDFT.

O magistrado é bacharel em Direito, Filosofia e Teologia, além de possuir licenciatura em Letras, Pedagogia e Administração. É doutor em ciências sociais pela Universidad del Museo Social Argentino. Ingressou no magistério em 1958, como professor de Português, Ciências e História, no Seminário Diocesano de Pouso Alegre, Minas Gerais. Até 2009, seguiu ministrando aulas de Filosofia do Direito, no Curso de Direito do Centro Unificado de ensino de Brasília – UNICEUB e de Ética e Latim Forense, na Escola Superior da Magistratura do Distrito Federal e Territórios.

Essa não é a primeira vez que um membro do Tribunal recebe essa homenagem. Outros quatro magistrados e um servidor da Casa já foram agraciados com a honraria. São eles: os Desembargadores Oswaldo de Souza e Silva, Joazil Maria Gardés, Hermenegildo Fernandes Gonçalves e Estevam Maia, e o servidor Antonio Luiz da Silva Neiva Moreira.