Servidores são treinados para aprimorar Governança de TI no TJDFT

por AJ — publicado 2012-09-13T15:25:00-03:00

Servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação (SETI) e da Assessoria de Governança e de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGTIC) participaram nos dias 5 e 6 de setembro de treinamento em COBIT Foundation 4.1 (Control Objectives for Information and related Technology), nos modelos de gestão guidelines, com o objetivo de nivelar o conhecimento técnico e gerencial sobre as melhores práticas de Governança de TIC.

O curso também teve por objetivo capacitar os servidores da Casa que irão conduzir as ações relacionadas à Governança no TJDFT. A 2ª turma de servidores será capacitada nos dias 4 e 5 de outubro.

Os modelos Control Objectives for Information and related Technology - COBIT e Information Technology infrastructure LibraryITIL são amplamente utilizados como referência em Governança de TIC pela administração Pública Federal Direta e Indireta, com destaque para o STF, CNJ e TCU, BACEN, BB, Caixa, TST, TSE, entre outros.

A iniciativa de capacitar servidores está alinhada à Resolução nº 10/2012, que Instituiu a Política de governança de Tecnologia da Informação e Comunicação – PGTIC do TJDFT. O Projeto de Governança de TIC, aprovado em 23 de maio de 2012, contempla diversas iniciativas relacionadas ao tema, entre elas, a  criação da Assessoria de Governança de TIC (AGTIC), com a proposta de avançar nas práticas gerais de gestão e de proteção de dados e de informações do Tribunal e no estabelecimento de políticas, padrões e relacionamentos para a efetiva segurança da informação e qualidade das soluções de TIC. Pretende-se, ainda, com o trabalho da AGTIC criar condições tecnológicas adequadas à implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJ-e).

Ao final dos treinamentos espera-se que as pessoas responsáveis pela gestão de TIC no TJDFT tenham condições técnicas para debater o modelo atual de Governança de TIC, construindo um novo modelo, mais compatível com a realidade do Poder Judiciário.