TJDFT celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo no Parque da Cidade

por MLC — publicado 2012-09-03T19:06:00-03:00

caminhada1caminhada2Servidores do TJDFT e seus familiares participaram, nesse sábado, dia 1/9, da caminhada voluntária, “TJDFT – com saúde, sem tabaco”, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29/8. Orientados por educadores físicos do Tribunal, os participantes, estreantes e veteranos nesse evento do TJDFT, realizaram o alongamento e, em seguida, a caminhada num percurso de 4 Km em sentido anti-horário pela ciclovia.

O servidor do setor de informática Luiz Antonio dos Santos, ex-fumante, foi um dos participantes veteranos, que esteve presente na 2ª edição da caminhada. Luiz deu o pontapé inicial para parar de fumar no primeiro grupo criado pelo Tribunal para prestar assistência aos fumantes que desejavam deixar esse hábito. O ex-fumante disse que sofria com problemas respiratórios e hoje com boa alimentação e exercício físico tem uma vida muito mais saudável.

No evento, foram distribuídas camisetas e vale água de coco aos servidores participantes, e realizados exames de peakflow (capacidade respiratória), teste de Fargeström (teste de dependência química), aferição de pressão ocular, além de outras atividades.

A caminhada foi promovida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, por meio da Coordenadoria de Assistência Multidisciplinar - CAM da Secretaria de Saúde - SESA do Tribunal e contou com o patrocínio da Associação dos Servidores da Justiça do DF – Assejus e da Clínica Viver,  com a parceria da Coordenação do Programa de Controle do Tabagismo do Distrito Federal.