TJDFT sedia curso de formação de instrutores em conciliação e mediação

por ACS — publicado 2012-09-10T13:30:00-03:00

A partir desta segunda-feira, 10/9, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT sedia mais uma vez vez o III Curso de Formação de Instrutores em Conciliação e Mediação do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. O curso, que acontece nos períodos de 10 a 14/9 e de 15 a 19/10, está sendo realizado na sala de treinamento do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC. O objetivo é alinhar os treinamentos em conciliação e mediação dos tribunais à Resolução n° 125 do CNJ.

A conciliação e mediação são meios alternativos de resolução de conflitos. Na conciliação, um conciliador gerencia as negociações, avalia a situação e sugere propostas para que as partes alcancem um acordo. Já na mediação, há menor influência de terceiros. O mediador faz o papel de um facilitador do diálogo com objetivo de identificar interesses comuns e solucionar o problema por meio da autocomposição.

Em 2011, o TJDFT criou o NUPEMEC para atender ao disposto na Resolução 125 do CNJ, que estabelece as diretrizes para implantação dessa prática consensual de resolução de conflito e instituiu, no Judiciário brasileiro, a chamada Política Nacional de Conciliação. O modelo de mediação e conciliação do Tribunal, referência em todo país, tem como objetivo promover e estimular a resolução pacífica de conflitos, por meio do consenso entre as partes envolvidas.