Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

V Semana de Conciliação de 2012 termina com 77% de acordos realizados

por MLC — publicado 21/09/2012

Nesta sexta-feira, 21/9, terminou a V Semana de Conciliação de 2012 do TJDFT com 77% de acordos realizados e com a visita do 2º Vice-Presidente, Des. Lecir Manoel da Luz. Durante a Semana que buscou obter acordos entre a Seguradora Líder, empresa administradora do DPVAT, e pessoas que sofreram danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre e ainda permanecem incapacitadas em diversos níveis, foi negociado um montante superior a R$ 511 mil e 450 pessoas foram atendidas.

O 2º Vice-Presidente visitou os consultórios onde foram realizadas as avaliações médicas e uma sessão de conciliação que foi finalizada com acordo. Para o Desembargador Lecir, o resultado alcançado foi como o planejado. “Êxito no trabalho desenvolvido. As partes felizes com as soluções imediatas em processos que poderiam durar até 6 anos”, declarou. “Conciliação é a solução para os problemas dos nossos jurisdicionados no presente e no futuro”, finalizou.

Desde a abertura da V Semana de Conciliação do TJDFT, que o tema está na mídia. Rede Globo, Rede Record, TV Justiça, Rádio Band News e Jornal Alô Brasília fizeram reportagem sobre o evento. Segundo a Juíza Luciana Sorrentino, Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília – CEJUSC/BSB, essa repercussão foi importante para esclarecer à sociedade os seus direitos. O resultado da V Semana de Conciliação superou a Semana DPVAT de 2011. De acordo com a juíza, o espaço novo e mais adequado destinado para a realização das sessões de conciliação e o atendimento mais humanizado para atender as partes vítimas de acidente de trânsito foram fundamentais.

O evento preparatório “Deficiência e suas Interfaces”, realizado em 24/8, pelo CEJUSC/BSB e pelo Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC, em parceria com o Núcleo de Inclusão do TJDFT - NIC, foi de suma importância para realizar as conciliações com a particularidade do público envolvido, ressaltou a supervisora do CEJUSC/BSB, Marinurze Ribeiro. “Foi gratificante alcançar as metas planejadas para esta Semana. Toda a equipe trabalhou muito para obter bons resultados”, afirmou.

Vale ressaltar que a forma mais ágil de resolver questões de seguro devido a acidentes de trânsito é diretamente com a Seguradora Líder, empresa administradora do DPVAT, pelo telefone 0800 022 1204 ou pelo site www.dpvatsegurodotransito.com.br.

A V Semana de Conciliação foi promovida pelo TJDFT, por meio do CEJUSC/BSB e NUPEMEC, e tem o objetivo de promover e estimular a resolução pacífica de conflitos, por meio do consenso entre as partes envolvidas, reduzindo o número de ações em trâmite na Justiça.