Artigo de servidora fala do trabalho do psicólogo na adoção internacional

por SECOM/VIJ — publicado 2013-08-07T18:25:00-03:00

O trabalho do psicólogo na adoção internacional é tema do artigo intitulado Pressupostos teóricos norteadores do trabalho do psicólogo na Comissão Distrital Judiciária de Adoção, de autoria da servidora Janaína Simas Souza, da Comissão Distrital Judiciária de Adoção (CDJA).

No artigo, a servidora fala sobre a Teoria do Apego, desenvolvida pelo psiquiatra John Bowlby, como pressuposto teórico para atuação do psicólogo da CDJA. A teoria traça a relação entre a qualidade dos vínculos afetivos, especialmente o materno, com o desenvolvimento saudável da personalidade da criança, bem como relata as consequências emocionais e comportamentais do rompimento de tais vínculos.

Trazendo a questão para o caso de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, Janaína fala que a perda de um ou mais vínculos se mostra tão intensa que pode gerar situação de crise. Ela argumenta que se trata de jovens que não só passaram por experiências de abandono na família biológica, vivendo situações de violência, como sentem seu futuro como incerto.

Tais perdas, segundo o artigo, podem influenciar diretamente na disponibilidade psíquica das crianças para adoção internacional. “Daí a importância dos técnicos, durante a preparação das crianças para adoção internacional, oferecerem um espaço seguro e protegido para que as crianças, na medida do possível, possam elaborar e ressignificar sua história de vida”, afirma Janaína.