CNJ lança o Censo Nacional do Judiciário na próxima semana

por ACS — publicado 2013-08-21T10:10:00-03:00

Questionários eletrônicos estarão disponíveis a partir de 26/8

O Conselho Nacional de Justiça – CNJ lança na próxima segunda-feira, 26/8, o Censo Nacional do Poder Judiciário, um levantamento que tem por objetivo traçar o perfil dos servidores da Justiça brasileira. A consulta busca revelar dados que irão subsidiar a elaboração de diversas políticas no âmbito do Poder Judiciário, além de avaliar aquelas já existentes. Inicialmente, o censo será realizado apenas com os servidores e, em breve, o levantamento será feito entre os magistrados. O lançamento será marcado por uma solenidade, realizada no Plenário do CNJ, na tarde do dia 26/8. 

Por um período do de 45 dias, todos os servidores do judiciário, inclusive os do TJDFT, terão que participar do censo, realizado por meio da internet, com a disponibilização de um questionário no site do CNJ. O tempo estimado para responder o formulário eletrônico é de 5 minutos. São apenas 21 perguntas de cunho socioeconômico e funcional, que possibilitarão conhecer o perfil do servidor em diversos cenários, sejam territoriais, por comarcas ou serventias. Todas as informações obtidas são sigilosas e só serão divulgadas de forma genérica, sem identificação dos participantes.

O censo deverá ser respondido, individualmente, por todos os servidores detentores de cargo efetivo ou cargos em comissão (incluindo aqueles que não são servidores efetivos), das Justiças Estadual, Federal, Trabalhista, Eleitoral e Militar, além dos tribunais superiores, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Todos os servidores de outros Poderes cedidos ao Judiciário também devem responder o questionário.

Já os servidores do Poder Judiciário que estejam cedidos a outros órgãos dos Poderes Executivo ou Legislativo, estagiários e profissionais terceirizados que atuam em órgãos da Justiça não serão envolvidos na pesquisa.

O TJDFT instituiu em maio desse ano Comissão de apoio ao Censo do Judiciário, por meio da Portaria GPR 650, de 17 de maio de2013. A Comissão Censitária tem a função de promover, no âmbito do TJDFT, a mobilização e o acompanhamento da execução da consulta nacional. No dia 8 de agosto, servidores do TJDFT realizaram testes de funcionalidade do sistema, nos Fóruns de Ceilândia e Riacho Fundo, e obtiveram sucesso com o preenchimento dos formulários eletrônicos em tempo satisfatório.

Clique e acesse, diretamente no site do CNJ, as informações do Censo do Judiciário em andamento, conheça as peças da campanha e quem é quem nas comissões censitárias de todo o país.

A partir de 26/8, participe do Censo do Poder Judiciário!

Com informações do site do CNJ