I Competição Nacional de Mediação começa nesta segunda-feira, 12 de agosto

por MLC — publicado 2013-08-09T17:00:00-03:00

mediaçãoNesta segunda-feira, 12/8, às 9h, o Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios - TJDFT, e o Conselheiro Emmanoel Campelo, do Conselho Nacional de Justiça –CNJ, recebem a imprensa e falam sobre a I Competição Nacional de Mediação. O evento acontecerá no Fórum de Brasília, Desembargador Milton Sebastião Barbosa, 10ª andar do bloco A.

O TJDFT foi escolhido para sediar a Competição Nacional de Mediação aberta a alunos de faculdades de Direito e todo o Brasil, que acontecerá nos dias 12 e 13 de agosto. O objetivo é estimular a cultura da resolução consensual de conflitos nas universidades brasileiras. Essa ação é uma iniciativa da Escola Nacional de Mediação e Conciliação – ENAM, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça - CNJ e o Ministério da Justiça – MJ.

Foram oferecidas 50 vagas a estudantes de todo o País. Cada instituição de ensino será representada por uma única equipe, formada por quatro alunos de graduação em Direito. Os participantes deverão obrigatoriamente estar, à época da competição, matriculados no curso de Direito da faculdade que irão representar.

Durante a competição, serão apresentados casos em vídeo e os estudantes terão de reagir como mediadores reais perante um corpo de jurados, composto por instrutores formados nos últimos dois anos pelo CNJ ou pela Enam. Um dos critérios adotados para classificação das equipes será a utilização das técnicas previstas no Manual de Mediação Judicial, elaborado pelo CNJ e Ministério da Justiça.

Ao término da competição, a equipe vencedora será aquela que demonstrar melhor domínio das técnicas de mediação e será premiada com um troféu. Os integrantes das equipes classificados até a terceira posição receberão também placas de honra ao mérito.

A competição nacional entre os estudantes de Direito faz parte do trabalho de fortalecimento do diálogo entre a comunidade acadêmica, órgãos do sistema de Justiça e gestores públicos envolvidos com meios adequados de resolução de conflitos.

O TJDFT possui um Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação  - NUPEMEC e três Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC/BSB, dos Juizados Especiais Cíveis -CEJUSC-JEC/BSB e de Taguatinga – CEJUSC/TAG. O Núcleo é comandado juíza Luciana Sorrentino, os Centros de Brasília e Taguatinga pelo juiz Atalá Correia e o Centro dos Juizados Especiais pelo juiz Ricardo Faustini, todos vinculados à 2ª Vice-Presidência do Tribunal. A principal atribuição da 2ª Vice-Presidência é coordenar a política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal.