Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Desembargadora do TJDFT Ana Maria Amarante toma posse no CNJ nesta terça-feira

por ACS/CNJ — publicado 27/08/2013

Será nesta terça-feira, 27/8, às 16h, a posse da desembargadora do TJDFT Ana Maria Amarante Brito no cargo de conselheiro do Conselho Nacional de Justiça. A solenidade será conduzida pelo presidente do CNJ, ministro Joaquim Barbosa, no Plenário do Conselho. Na mesma ocasião, também serão empossados como conselheiros do Órgão o juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região Saulo José Casali Bahia, o advogado Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira e o consultor legislativo do Senado Fabiano Augusto Martins Silveira. O promotor de Justiça Gilberto Martins será reconduzido e também toma posse na mesma solenidade. A cerimônia será transmitida, ao vivo, pela TV Justiça. 

A desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito substituirá o conselheiro José Roberto Neves Amorim, ocupando a vaga destinada a desembargador de Tribunal de Justiça indicado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O mandato será de dois anos, durante o biênio 2013/2015.

A desembargadora foi eleita, em junho de 2013, pelos ministros do Supremo Tribunal Federal – STF, e sua nomeação foi publicada no dia 21 de agosto, no DOU, Seção 2.

Antes de ingressar na magistratura, a Desembargadora Ana Maria Amarante, natural de Itajubá – MG, ocupou o cargo de Promotora de Justiça do Ministério Público do DF e Territórios, no período de1987 a 1988. Ingressou no TJDFT em 1988, no cargo de Juíza de Direito Substituta. Em 1992, foi promovida ao cargo de Juíza de Direito do Tribunal, ficando à frente da 1ª Vara Criminal da Circunscrição Especial Judiciária de Brasília. Em 19 de fevereiro de 2004, a magistrada tomou posse no cargo de Desembargadora do TJDFT.

O CNJ é composto por 15 membros para um mandato de dois anos, admitida uma recondução. 

Acesse as Últimas Notícias e saiba mais: "Novos conselheiros tomam posse nesta terça-feira no CNJ"