Faculdade de PE vence a I Competição Nacional de Mediação

por ACS — publicado 2013-08-13T19:30:00-03:00

mediação1No final da tarde desta terça-feira, 13/8, o Conselheiro Emmanoel Campelo do Conselho Nacional de Justiça – CNJ anunciou e premiou a equipe vencedora da I Competição Nacional de Mediação, a Universidade Federal de Pernambuco. O segundo lugar ficou para o Centro Universitário UniCeub - Brasília premiada pelo Secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Flávio Caetano. O 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios - TJDFT, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, anunciou e premiou as 2 faculdades que ficaram na 3ª posição: Instituto Viana Junior de Juiz de Fora/MG e Instituto de Ensino Superior – Cenecista de Unaí/MG.mediação2

O Presidente do TJDFT, Desembargador Dácio Vieira, participou do encerramento e disse ser de extrema importância a interação dos estudantes de Direito com a mediação para construir uma nova visão de justiça. “A vantagem da autocomposição é que os envolvidos se sentem partícipes”, afirmou. Também estiveram presentes o diretor-geral da Escola de Administração Judiciária - Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, Desembargador George Lopes Leite; a juíza Marilza Neves Gebrim, representando o 1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Sérgio Bittencourt, a juíza Luciana Sorrentino, coordenadora do NUPEMEC, o juiz André Gomma de Azevedo e demais autoridades.

O evento teve início às 11h e foi realizada a semifinal. A partir das 14h, começou a disputa final da competição com a equipe do UniCeub. Enquanto a vice-campeã estava se apresentando, os alunos de Pernambuco ficaram isolados e sem qualquer tipo de comunicação aguardando a sua vez. Foram 5 jurados que estiveram atentos a todos os detalhes e técnicas de mediação utilizadas durante as apresentações. Entre eles, estavam a juíza aposentada do TJDFT, Eutália Maciel Coutinho, e a servidora Leila Lima, mediadora do TJDFT desde 2006 e instrutora da Escola Nacional de Mediação e Conciliação – ENAM.

A competição reuniu todas as regiões do país, 14 estados e 25 faculdades, com o objetivo de estimular a cultura da resolução consensual de conflitos nas universidades brasileiras. Essa ação é uma iniciativa da ENAM, em parceria com o CNJ e o Ministério da Justiça – MJ e faz parte do trabalho de fortalecimento do diálogo entre a comunidade acadêmica, órgãos do sistema de Justiça e gestores públicos envolvidos com meios adequados de resolução de conflitos.

O TJDFT sediou o evento e já realiza o trabalho de mediação e conciliação no órgão. O Tribunal conta com um Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC e três Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC/BSB, dos Juizados Especiais Cíveis -CEJUSC-JEC/BSB e de Taguatinga – CEJUSC/TAG. O Núcleo é comandado juíza Luciana Sorrentino, os Centros de Brasília e Taguatinga pelo juiz Atalá Correia e o Centro dos Juizados Especiais pelo juiz Ricardo Faustini, todos vinculados à 2ª Vice-Presidência do Tribunal. A principal atribuição da 2ª Vice-Presidência é coordenar a política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal.

Assista imagens do encerramento da I Competição Nacional de Mediação.

Clique aqui e leia o discurso proferido pelo Des. Dácio Vieira, Presidente do TJDFT no evento.