Presidente do TJDFT abre a Semana Mundial de Aleitamento Materno

por MLC — publicado 2013-08-01T19:35:00-03:00

aleitamento2

aleitamento3Na tarde dessa quinta-feira, 1º/8, o Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT, desembargador Dácio Vieira, abriu a Semana Mundial de Aleitamento Materno, no Berçário Nossa Senhora da Conceição, do Fórum de Brasília. O Tribunal foi o órgão escolhido para sediar a cerimônia de abertura no Distrito Federal.

Em seu discurso, o Desembargador Dácio Vieira falou sobre o tema desse ano que é aconselhamento. “Aconselhamento consiste na atuação do profissional diretamente com a mãe, escutando-a e buscando entendê-la a fim de promover, com seus conhecimentos técnicos, a autoconfiança e a autoestima materna para que assim possa planejar, tomar decisões e lidar com as pressões e as adversidades do cotidiano”, afirmou.  Disse ainda que ao promover a Semana de Aleitamento Materno, esta Casa de Justiça configura o compromisso assumido de colaborar dando ênfase ao ideal de fortalecimento da relação mãe e filho.

Estavam presentes o desembargador Lecir Manoel da Luz, Corregedor da Justiça; Ângela Vieira, esposa do Presidente do TJDFT; Alessandra Salomão, Coordenadora do Programa de Assistência Materno-Infantil – PRO-AMI; Ilza Queiroz, primeira dama do Distrito Federal, representando o Governador Agnelo Queiroz; Fernanda Monteiro, Coordenadora de Aleitamento do Ministério da Saúde, e Miriam Oliveira dos Santos, Coordenadora de Aleitamento da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A Coordenadora do berçário do Tribunal Regional Federal, Roberta Costa, e a nutricionista Cristine Caltabiano Neves também compareceram ao evento.

A Coordenadora do PRO-AMI disse que o principal objetivo do berçário é incentivar o aleitamento materno. “Este espaço representa para as mamães servidoras que retornam da licença gestante um local de tranquilidade, de valorização e, sobretudo, uma continuidade do carinho, do aconchego e da dedicação”, declarou. A Coordenadora de Aleitamento da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Miriam Oliveira dos Santos, destacou a tranquilidade das mães em trabalhar perto de seus filhos com bons cuidados. "As mães sabendo que seu filho está bem cuidado produzem mais para seus órgãos", concluiu.

Como acontece todo ano, o Programa de Assistência Materno-Infantil lançou o cartaz com a foto de uma servidora amamentando seu bebê. Em 2013 a homenageada foi a mamãe Ana Clara Carneiro e seu filho José Luis. A esposa do presidente do TJDFT, Ângela Vieira, entregou para a servidora o quadro com o cartaz. Os cartazes serão encaminhados ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Saúde do DF, que irá distribui-los às suas unidades.

Ainda dentro da programação da Semana Mundial do Aleitamento, o PRO-AMI promove no dia 6/8 mais um momento de incentivo à amamentação, o “mamaço”, onde todas as mães do berçário serão convidadas a amamentar seus filhos, na mesma ocasião. No dia 8/8 será realizada palestra sobre o aleitamento materno.

Clique aqui e leia o discurso do Presidente do TJDFT.

Semana Mundial do Aleitamento Materno

Evento mundial, que acontece simultaneamente em mais de 150 países, de 1º a 7 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno foi criada por iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno- WABA que, a cada ano, define o tema a ser trabalhado. O tema para 2013 é aconselhamento.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno recebe o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O objetivo é facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação. 

No Brasil, a Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada desde 1999, e coordenada pelo Ministério da Saúde. Também apoiam a Semana do Aleitamento organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais, sociedades de classe e organizações não-governamentais.