Pró-AMI encerra Semana Mundial de Aleitamento materno com palestra sobre amamentação

por ACS — publicado 2013-08-08T19:15:00-03:00

amamentaçãoNessa quinta-feira, 8/8, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT, por meio do Programa de Assistência Materno Infantil - PRO-AMI, encerra a Semana Mundial de Aleitamento Materno com a palestra “A importância da Amamentação”. O evento será realizado às 13h30, no auditório da AMAGIS - 10º andar, para os 2 grupos de gestantes do Tribunal: as mamães grávidas pela primeira vez e as mamães que já possuem filhos.

O Tribunal foi o órgão escolhido para sediar a cerimônia de abertura no Distrito Federal no dia 1º/8. O Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT, desembargador Dácio Vieira, abriu a Semana Mundial de Aleitamento Materno, no Berçário Nossa Senhora da Conceição, do Fórum de Brasília. Na oportunidade, como acontece todo ano, foi lançado cartaz com a foto de uma servidora amamentando seu bebê que em 2013 homenageou a mamãe Ana Clara Carneiro e seu bebê José Luis.

No dia 6/8, o PRO-AMI incentivou a amamentação, no Berçário Nossa Senhora da Conceição, do Fórum de Brasília, promovendo o “mamaço”, ocasião que as mães do berçário amamentaram seus filhos ao mesmo tempo. O objetivo da ação foi conscientizar as mães sobre a importância do aleitamento materno.

Semana Mundial do Aleitamento Materno

Evento mundial, que acontece simultaneamente em mais de 150 países, de 1º a 7 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno foi criada por iniciativa da Aliança Mundial para Açãoem Aleitamento Materno- WABAque, a cada ano, define o tema a ser trabalhado. O tema para 2013 é aconselhamento.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno recebe o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O objetivo é facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação.

No Brasil, a Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada desde 1999, e coordenada pelo Ministério da Saúde. Também apoiam a Semana do Aleitamento organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais, sociedades de classe e organizações não-governamentais.