TJDFT promove seminário sobre execução fiscal na próxima semana

por ACS — publicado 2013-08-01T09:15:00-03:00

bannerExecuções fiscais representam cerca de 43% das ações em curso em todo o país

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT promove a partir da terça-feira, 6/8, até o dia 8/8, na sede do Tribunal, em Brasília, o seminário Execução Fiscal: Conciliação, Modernidade e Justiça. O seminário reunirá ministros, magistrados, procuradores, deputados e representantes do governo do Distrito Federal para debater a utilização de métodos alternativos como forma de reduzir o número de processos em tramitação na área de execução fiscal.

Segundo a juíza Soníria Rocha Campos, titular da Vara de Execução Fiscal do DF, as execuções fiscais representam cerca de 43% das ações em curso em todo o país, sendo que, mensalmente, grande volume de novas ações são ajuizadas, sem que o Judiciário consiga lhes dar vazão.

No Distrito Federal, por exemplo, há cerca de 340 mil ações de execução fiscal em tramitação, que representam 52% dos processos de primeira instância, e somam a importância de quase R$ 12 bilhões em dívida ativa ajuizada. “Se nenhuma nova ação ingressasse, levaríamos cerca de 20 anos para a solução dos conflitos”, ressalta a magistrada. Os dados fazem parte do artigo A crise da Execução Fiscal: o clamor por uma nova cultura, publicado pela juíza Soníria Rocha Campos.

A ministra do Superior Tribunal de Justiça, Nancy Andrighi, mestre em Mediação (Master Latinoamericano Europeo em Mediación) pelo Instituto Universitaire Kurt Bosch, na Suíça, abrirá o seminário com a palestra Conciliação na Execução Fiscal.

Na sequência, o deputado federal, Sandro Mabel, um dos principais articuladores para concretização da Reforma Tributária, falará sobre os projetos de lei em tramitação na área.

A secretária-adjunta da Secretaria de Fazenda do DF, Márcia Robalinho, economista pós-graduada em Política e Administração Tributária pela Fundação Getúlio Vargas e auditora tributária do DF desde 1995, fará palestra sobre as dificuldades na recuperação do crédito fiscal.

A Conciliação Fiscal Integrada será tema da palestra da juíza do TJDFT Soníria Rocha Campos. Durante o evento, serão apresentados, ainda, sistemas e ferramentas utilizados na execução fiscal e as novas fronteiras da área fiscal.

O seminário, promovido pelo TJDFT, por meio da Escola de Administração Judiciária, conta com apoio do governo do Distrito Federal e do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

Clique aqui e acesse a programação do evento.