Memorial do TJDFT recebe visita de advogada francesa

por ACS — publicado 2013-08-21T18:15:00-03:00

Na tarde desta quarta-feira, 21/8, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT recebeu a visita da advogada francesa Julie Walrasen. A advogada, que estava de passagem por Brasília e milita na área criminal em Paris, em um tour cívico pela cidade, veio conhecer a Justiça local e visitou Tribunal do Júri, sala de audiência e o Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, localizado no 10º andar do bloco A, do Fórum de Brasília, Des. Milton Sebastião Barbosa.

Em visita ao Memorial,  fez perguntas sobre funcionamento e ritos da Justiça brasileira, e considerou muito interessante o trabalho da Justiça Itinerante realizado pelo Tribunal. Ao final, recebeu o material de divulgação do Memorial que inclui a tradução em inglês dos painéis expostos no local, que contam a história e a trajetória do Tribunal de Justiça, na nova capital do país.

Memorial Desembargadora Lila Pimenta

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte foi inaugurado em abril de 2010 em comemoração ao cinquentenário do TJDFT. O Espaço foi cuidadosamente pensado para abrigar livros, fotos, móveis, togas, esculturas e outras peças históricas, além de 16 painéis que contam a história do Tribunal desde a década de 60 em Brasília e sua origem na cidade de Salvador(BA).

O nome da Desembargadora Lila Pimenta Duarte foi escolhido e aprovado por unanimidade em sessão do Tribunal Pleno, em setembro de 2009. Mineira de Uberlândia, a magistrada ingressou na Justiça do DF em 1975. Antes, foi Juíza do Tribunal de Goiás de1968 a1975. No TJDFT, foi titular da 1ª Vara de Acidentes do Trabalho e Acidentes do Trânsito, tendo sido nomeada Desembargadora em 1991. Aposentou-se ainda na década de 90 e veio a falecer em 2002.