VEMSE comemora um ano de instalação

por ACS — publicado 2013-08-21T09:51:00-03:00

por SECOM/VIJ 

A Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do Distrito Federal (VEMSE) completou um ano de instalação no dia 15 de agosto com muitos motivos para comemorar. Para marcar a data e as conquistas do primeiro ano de funcionamento, a equipe realizou uma confraternização na Secretaria Judicial da Vara nesta segunda-feira, 19 de agosto, com a presença da juíza Lavínia Tupy, que assumiu desde o início a titularidade da VEMSE, com muita determinação, empenho e compromisso.

Em um ano, a VEMSE conseguiu arquivar mais de 4,5 mil processos. A Vara iniciou os trabalhos com aproximadamente 12 mil processos e hoje são pouco mais de 7,7 mil em andamento. Nesse período, conseguiu também formar uma equipe entrosada, além de conquistar espaço e o apoio da Vara da Infância e da Juventude e da Secretaria da Criança do DF. Recentemente, teve ainda sua estrutura organizacional formalizada pelo TJDFT, por meio da Portaria Conjunta 57 de 8 de julho de 2013.

Segundo a juíza Lavínia Tupy, esse resultado positivo é fruto da união de esforços de todos os envolvidos. A cada obstáculo, alguém se prontificava a ajudar. “Ninguém faz nada sozinho”, reconhece a magistrada, que destaca a disponibilidade da sua equipe para aprender e ajudar uns aos outros. Para a titular da VEMSE, as dificuldades foram superadas porque a equipe acreditou no alcance de um patamar de excelência para o sistema socioeducativo. “O trabalho está sendo muito gratificante”, afirma.

Na confraternização, a juíza agradeceu e parabenizou todos os servidores pelo trabalho desenvolvido, destacando a união, harmonia, bom humor e alegria contagiante da equipe. “Nós nos tornamos uma família”, destacou. “Se não fossem vocês, não teria conseguido nada”, disse à equipe com gratidão. Ainda de acordo com a magistrada, quando o espírito de equipe prevalece, as pessoas sentem a necessidade de ajudar os colegas. E essa integração contribuiu para a qualidade da prestação jurisdicional da VEMSE.

As unidades da Vara também fizeram seus agradecimentos. Para a diretora da Secretaria Judicial da VEMSE, Cristiani Vianna, a escolha da equipe teve o dedo de Deus e hoje todos estão colhendo os resultados do trabalho conjunto em um ambiente agradável, harmonioso e feliz. Segundo a diretora, o foco da Vara deixou de ser apenas os processos e se voltou para os adolescentes, fazendo com que eles recebam a atenção que merecem. E destacou o que, para ela, é o ideal de trabalho: “Gente trabalhando pra gente, gente que se preocupa com gente”.

O servidor Newton Rodrigues, do Gabinete da Juíza Titular, lembra que no início da Vara havia muitos processos e a equipe era pequena. O servidor afirma que hoje a VEMSE está encontrando o equilíbrio entre a quantidade e a qualidade e cita a realização das audiências nas unidades de internação como um exemplo do avanço no atendimento aos adolescentes. “Estamos no caminho certo”, diz. O servidor Herbert Leda, do mesmo Gabinete, ressalta o trabalho desenvolvido com o objetivo de garantir os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente no que diz respeito à socioeducação.

Com quase 15 anos de atuação na área de medidas socioeducativas, a supervisora da Seção de Assessoramento Técnico (SEAT) da VEMSE, Elda Araújo, afirma estar sendo visível a diferença após a instalação da vara especializada. “O último ano foi especial”, diz. Segundo a supervisora, o Sistema Socioeducativo do DF também tem dado um retorno positivo em relação ao trabalho da VEMSE. E para festejar tudo isso, a supervisora brindou o momento de confraternização com um bolo especial feito por ela mesma, no qual carinhosamente escreveu o nome dos integrantes da equipe. E assim, com sabor e louvor, a VEMSE continua buscando vencer novos desafios em prol da excelência na execução das medidas socioeducativas no DF.