Workshop apresenta processos de Governança de TI no TJDFT

por SB — publicado 2013-08-16T13:25:00-03:00

A Governança em Tecnologia da Informação no âmbito do TJDFT foi tema de Workshop realizado na tarde dessa quarta-feira, 14/8, no Auditório Sepúlveda Pertence, no Fórum de Brasília. As ações e projetos realizados pela Assessoria de Governança de TIC – AGTIC e pela empresa INTELIT Processos Inteligentes, contratada para prestar assessoria na implementação de processos de governança em TI, foram apresentados a gestores da Corregedoria do Tribunal. No próximo dia 29/8, haverá workshop voltado para a Presidência e as Vices-Presidências da Casa.

A empresa tem trabalhado na elaboração do grau de maturidade de 13 dos 34 processos do Cobit – Control Objectives for Information and Related Tecnology dentro do TJDFT. O trabalho é uma espécie de diagnóstico do que a organização precisa ter e o que deve controlar para que a informação esteja disponível sempre que necessária. O trabalho de governança consiste na avaliação, direção e monitoramento de ações. Ao gerenciamento de TI cabe o fornecimento de produtos e serviços. O governo de TI, por sua vez, está a cargo da alta administração da Casa.

Dos 13 processos analisados, seis serão implantados pela empresa contratada, entre eles a definição do plano estratégico de TI e o provimento de governança, trabalho que envolve, entre outras coisas, a definição das estruturas organizacionais, dos processos, de papéis e de responsabilidades.

As políticas, diretrizes e estratégias de TI no TJDFT são aprovadas pela Comissão de Coordenação-Geral, instituída pela Resolução nº 10/2012. A Comissão é composta pelo Desembargador Getúlio Vargas de Moraes Oliveira, que a preside, Desembargador José Cruz Macedo, Desembargador Flávio Renato Jaquet Rostirola, Juíza Sandra Reves Vaques Tonussi, Juiz Marco Antônio do Amaral, Juiz Eduardo Henrique Rosas e pelo Secretário-Geral da Presidência, Charleston Reis Coutinho.