Amanhã, 4/12, acontece lançamento de livros jurídicos no Memorial

por ACS — publicado 2013-12-03T11:00:00-03:00

livros alienação e conexõesNesta quarta-feira, 4/12, realiza o lançamento de dois livros jurídicos: "Alienação Parental – Um Retrato dos Processos e das Famílias em Situação de Litígio" e "Conexões – Teoria e Prática do Trabalho em Redes na Secretaria Psicossocial Judiciária do TJDFT". O Desembargador Arnoldo Camanho de Assis fará palestra sobre alienação parental. A cerimônia será às 17h, no espaço Memorial Desembargadora Lila Pimenta Duarte, localizado no 10º andar do Bloco A, Ala A, Fórum de Brasília.

O livro Alienação Parental foi escrito com base em supostos casos de alienação parental e síndrome de alienação parental, encaminhados ao setor para perícia e transformados em dados minuciosamente coletados e analisados de acordo com referencial teórico e metodologia apresentados pelo grupo de pesquisa ao leitor de maneira bastante organizada e acessível. O ponto alto da obra são as conclusões e reflexões dos autores – cuja experiência constitui olhar arguto, indispensável para auxiliar o magistrado em suas decisões. A obra foi publicada pela editora Líber Livro, sendo de autoria de Luciana de Paula Gonçalves Barbosa e Beatriz Chaves Ros de Castro.

Já o livro Conexões é uma síntese dos métodos e práticas inovadoras que as equipes técnicas da Secretaria Psicossocial Judiciária do TJDFT – SEPSI têm desenvolvido. Para os profissionais que compõem a SEPSI, a reflexão sobre o significado e o sentido de pensar, atuar e avaliar o atendimento ao cidadão em uma perspectiva de rede significa colocar em questão antigos paradigmas e implica em uma concepção de cunho filosófico, em uma visão de mundo ampliada. Os autores procuraram reunir as contribuições mais relevantes à atuação em rede, por entender que esta metodologia configura-se no princípio fundamental de uma Justiça que atua na promoção da cidadania e da paz. A obra Conexões, da editora Lúmen Júris, tem como coordenadoras Marília Lobão, Elizângela Caldas Barroca Roque, Eliane Cristina Martins de R. Andrade e como organizadora Valéria Brito.

Neste ano de 2013, o Memorial passou a receber exposições temporárias e a organizar lançamentos de obras literárias, conforme Portaria Conjunta 50/2005. O espaço Desembargadora Lila Pimenta também recebe e organiza visitas de estudantes e de outras instituições nacionais e internacionais ao TJDFT.

O setor é coordenado pelo Serviço de Apoio à Memória Institucional, vinculado à Secretaria de Gestão Documental, que por sua vez é subordinada à 1ª Vice-Presidência, conduzida pelo desembargador Sérgio Bittencourt. O espaço foi inaugurado durante as comemorações do cinquentenário do TJDFT, em 2010, e guarda documentos, fotos e peças que remetem à trajetória da Justiça da nova capital, que tem suas origens no primeiro tribunal do país, em Salvador (BA). Mais informações, inclusive sobre o cronograma de eventos para este ano, podem ser acessadas no link Memória Digital no site do TJDFT