Comitê Distrital de Saúde apresenta propostas para solucionar problemas da pasta no DF

por AF — publicado 2013-12-09T18:30:00-03:00

Comitê de Saúde_cabeça

Em reunião realizada na última sexta-feira, 6/12, o Comitê Distrital de Saúde - CDS discutiu problemas relevantes da Saúde no DF e apresentou propostas para solucionar as principais demandas da pauta. Em destaque, o atendimento cirúrgico das especialidades com maior fila de espera no Hospital de Base de Brasília: ortopedia, oncologia e cabeça e pescoço. 

A reunião foi coordenada pelo juiz de Direito Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, nomeado pela Portaria GPR nº 1532/2013 para coordenar o CDS no lugar do juiz Donizeti Aparecido Silva, falecido em agosto deste ano. Além do magistrado, compareceram ao evento vários representantes de instituições atuantes na área, entre elas: a Procuradoria do DF, o MPDFT, a Defensoria Pública do DF, a Secretaria de Saúde do DF, o Conselho Regional de Medicina, entre outras. 

Durante o encontro, o Secretário de Saúde Adjunto, Dr. Elias Miziara, apresentou o trabalho desenvolvido no HDB e catalogou as principais pendências identificadas pelo novo sistema implantado na área de Informática. Com o sistema, o Distrito Federal tem hoje o retrato claro das principais demandas reprimidas, bem como a possibilidade de avaliar o quadro e estabelecer critérios para o atendimento dos usuários. 

Entre as soluções apresentadas para sanar os problemas de Saúde, o secretário confirmou a realização de concurso público para preenchimento de cargos. O certame está na fase da elaboração do edital e segundo foi informado ao comitê o encerramento está previsto para março de 2014. 

Outra medida anunciada na reunião foi a contratação de equipes médicas por meio de credenciamento para realização de mutirões com vistas a diminuir o tempo de espera nas filas de cirurgia das especialidades onde há maior déficit de profissionais, ortopedia, oncologia e cabeça e pescoço. 

Pelo diagnóstico apresentado, o principal problema enfrentado pelo Sistema Único de Saúde- SUS no  DF atualmente é a falta de anestesistas e de técnicos de enfermagem. De acordo com o secretário, desde sua criação, esta é a primeira vez que o HDB tem os 16 centros cirúrgicos preparados para atender a população, no entanto, quatro unidades estão ociosas pela falta desses profissionais.     

O representante da Defensoria Pública demonstrou preocupação com a questão da "judicialização" da saúde por pacientes insatisfeitos com o SUS. De 2011, a média mensal de ajuizamentos de ações pulou de aproximadamente 60 processos/mês para cerca de 180 processos/mês. Um incremento de quase 300% na demanda judicial. 

O coordenador juiz Hilmar Castelo Branco, destacou a necessidade de se eleger objetivos claros para o comitê, com compromissos e cronograma de realização definidos. A próxima reunião do CDS está marcada para o dia 30/1/2014, a partir das 14h30.

Clique aqui e saiba mais sobre o Comitê Distrital de Saúde.