Semana Nacional de Conciliação no TJDFT alcança 60,2% de acordos em dois dias

por MLC — publicado 2013-12-03T18:20:00-03:00

conciliaNos dois primeiros dias de trabalhos na VIII Semana Nacional de Conciliação, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios - TJDFT alcançou 60,2% de acordos, 411 pessoas foram atendidas e o valor arrecadado foi de R$ 611.244,07. Neste ano, o TJDFT participa com 340 processos do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília – CEJUSC-BSB e dos Juizados Especiais Cíveis – CEJUSC-JEC/BSB.

O primeiro dia do evento, 2/12, terminou com um percentual de 37,5% de acordos nos processos envolvendo o BRB, a Coopercred e os seus clientes. Foram atendidas 238 pessoas e cerca de R$ 262 mil foram negociados. Nesta terça-feira, 3/12, o percentual de acordo atingiu 82%, 173 pessoas foram atendidas e foram negociados o valor de R$ 349.662,35. Nesse segundo dia de trabalho, foram conciliados processos do BRB e da Credi-DF.

Com a conciliação, a servidora pública Severina Eugênia da Silva conseguiu resolver dois processos de empréstimos com o BRB, sendo um em grau de recurso no STJ. “O acordo que celebrei foi muito proveitoso. Conseguimos compor os interesses e chegar a um denominador comum. O BRB foi solícito quanto à resolução do meu problema”, declarou. Disse ainda que recomenda a conciliação no TJDFT. “Percebo que as pessoas saem daqui respeitadas enquanto cidadãos. O clima é muito agradável e o ambiente faz com que as pessoas fiquem abertas à negociação”, concluiu.

Com o slogan "Quem concilia sempre sai ganhando”, a oitava edição da Semana Nacional de Conciliação acontece até o dia 6/12. Esse evento integra o Movimento Nacional de Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, e é realizada, simultaneamente, em todos os tribunais do país.

Pesquisa de satisfação

Em uma iniciativa inédita, o TJDFT divulga, no dia posterior, o resultado diário da pesquisa de satisfação do usuário realizada após as conciliações. Para isso, o Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC desenvolveu a Pesquisa de Satisfação dos Usuários (PSU) com o objetivo de monitorar e avaliar a qualidade das sessões de conciliação e mediação. No primeiro dia do evento, 2/12, 32,6% ficaram muito satisfeitos, 56,8% se sentiram satisfeitos, 8% insatisfeito e 2,6% muito insatisfeito. Clique aqui e saiba mais sobre a Pesquisa.

Conciliômetro do CNJ

O CNJ colocou em funcionamento o Conciliômetro, contador eletrônico dinâmico que contabilizará o número de conciliações formalizadas durante a Semana Nacional da Conciliação, em todo o País. Para acessá-lo, clique na página inicial do Portal do CNJ abaixo do banner principal.

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