NUPEMEC recebe visita de mediadores de outros Tribunais de Justiça

por VS — publicado 2013-12-13T17:20:00-03:00

 

Visita NUPEMEC

O Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios - NUPEMEC - recebeu na tarde desta sexta-feira, dia 13/12, a visita de servidores que atuam com mediação em diversos Tribunais de Justiça do país.

O grupo foi recebido pelo Coordenador-Administrativo do NUPEMEC, Marcelo Girade Corrêa, que ministrou uma palestra sobre o funcionamento do Núcleo. Falou sobre a Resolução 125 do CNJ que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário e das Portarias Conjuntas nº 57 e 58, de 2011, que criam os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília e de Taguatinga e regulamentam suas atividades e competências. 

Outro assunto abordado foi a realização das pautas concentradas e específicas do Núcleo. As conciliações com bancos, cooperativas de crédito e seguradoras acontecem, preferencialmente, em pautas concentradas, os chamados mutirões. Já as pautas específicas são aquelas com operadoras de telefonia, companhias aéreas e grandes empresas. 

Foi abordada ainda a capacitação dos servidores do Nupemec: a formação de instrutores, formação de conciliadores e mediadores, formação de supervisores e certificação de conciliadores e mediadores. Os servidores passam por curso teórico e prático, estágio e certificação. 

O Coordenador disse que a tendência é que o futuro da Justiça caminhe para a mediação e conciliação que vêm trazendo satisfação social, como mostram as pesquisas de satisfação realizadas pelo Nupemec, e proporcionando a redução do número de processos. 

NUPEMEC

O Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação, unidade da Segunda Vice-Presidência, é responsável por implantar e desenvolver a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesse no âmbito do TJDFT, conforme a Resolução 125 do CNJ

Clique aqui para mais informações.