Parceria da Rede Anjos do Amanhã proporciona ensino de música a crianças em situação de vulnerabilidade

por SECOM/VIJ — publicado 2013-12-04T14:40:00-03:00

O estudo da música está fazendo parte da vida de crianças e adolescentes jurisdicionados da Vara da Infância e da Juventude (VIJ) graças à parceria firmada pela Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da Vara, com a instituição Cursos Livres Musicais. No próximo dia 14 de dezembro, será realizada a formatura dos primeiros 14 alunos beneficiados no curso Canto Coral Infantil. 

O objetivo da parceria é proporcionar a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendidos pela VIJ o acesso gratuito aos benefícios do ensino da música para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, garantindo-lhes ainda direitos como cultura e cidadania, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. 

Segundo o diretor e a assessora pedagógica da Cursos Livres Musicais, Lennon David Menezes e Maria de Fátima Batista, a parceria com a Rede Solidária Anjos do Amanhã surgiu da perspectiva de desenvolver um trabalho condizente com a postura da instituição de atuar com responsabilidade social, visão inclusiva e na valorização do voluntariado. 

Como ajudar 

Para dobrar o número atual de 20 vagas destinadas aos beneficiários da Rede Solidária Anjos do Amanhã, a Cursos Livres Musicais convida novos alunos a se matricularem, pois a cada dez novas matrículas, mais uma criança ou adolescente em situação de vulnerabilidade social poderá ser incluído no ensino da música. “Ao se matricular, a pessoa ao mesmo tempo usufruirá de experiência musical e contribuirá para fortalecer essa rede de solidariedade”, diz Menezes. 

O supervisor substituto da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Gelson Leite, ressalta que a ampliação da parceria com a escola Cursos Livres Musicais depende também de outros parceiros que ofereçam transporte aos beneficiados. “Muitas vezes, as crianças ou adolescentes que vivem acolhidos em instituições deixam de aproveitar as oportunidades por falta de transporte”, lamenta. Nesse sentido, novos parceiros são bem-vindos para viabilizar esta e outras ações. 

SAIBA MAIS

Rede Solidária Anjos do Amanhã  

A Rede Solidária Anjos do Amanhã é um programa de voluntariado criado em 2006 pela Vara da Infância e da Juventude (VIJ). Hoje, faz parte da sua estrutura organizacional e tem como missão gerar oportunidades para que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social residentes no DF possam ter acesso aos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

As ações da Rede Solidária Anjos do Amanhã são desenvolvidas por meio da atuação de parceiros voluntários – pessoas físicas ou jurídicas. Para se tornar um voluntário da Rede Solidária, o interessado deve se inscrever por meio de formulário disponível no site www.anjosdoamanha.tjdft.jus.br ou entrar em contato pelo e-mail anjosdoamanha@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-3286/3285. 

Cursos Livres Musicais

Os Cursos Livres Musicais proporcionam educação musical de curta duração, com aulas somente aos sábados, a preços acessíveis. São oferecidos cursos em várias modalidades, tanto instrumental quanto vocal, nos níveis básico, intermediário e avançado, para todas as faixas etárias. As aulas são ministradas por profissionais com sólida formação em música. 

Um dos diferenciais dos cursos é a pedagogia utilizada, que visa democratizar o saber musical em um contexto de tempo e espaço que atenda as diversas faixas etárias (crianças, jovens, adultos e terceira idade), possibilitando conciliar trabalho, estudo e outras atividades com o aprendizado da música. 

Para mais informações, ligue (61) 3033-6064, consulte o site www.cursoslivresmusicais.com.br ou Facebook: /cursoslivresmusicais. A sede da escola fica na SHCGN 706, Conjunto A, Blocos A/B – Asa Norte (prédio do colégio ALUB).