TJDFT apresenta ações no I Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora que Amamenta

por ACS — publicado 2013-12-04T18:25:00-03:00

SalaAmamentaçãoNessa terça-feira, 3/12, a Coordenadora do Programa de Assistência Materno Infantil do TJDFT participou do “I Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora que Amamenta” promovido pelo Ministério da Saúde. No evento, a servidora apresentou o funcionamento da Sala de Apoio à Amamentação do berçário do Fórum de Brasília, recém certificada pelo Ministério da Saúde.

Durante sua fala, a coordenadora discorreu sobre outras ações promovidas pelo TJDFT para incentivar o aleitamento materno, tais como: o Grupo de Gestantes que participa de palestras sobre diversos temas; a Van da Amamentação que transporta as mães até o berçário para que amamentem seu filho; o “Mamaço” momento em que várias mães amamentam ao mesmo tempo seus bebês; as campanhas de incentivo à amamentação, além da Semana de Aleitamento Materno realizada todos os anos desde 2008.

No encontro foi ressaltado que a amamentação é responsabilidade de todos.  Por isso, as empresas devem incorporar novas estratégias de apoio à amamentação envolvendo todos os setores da sociedade. Uma empresa cidadã deve se preocupar com três aspectos: implementar uma sala de apoio à amamentação; fornecer creche e cumprir com a licença gestante de 6 meses.

É do conhecimento de todos que os benefícios da amamentação são inúmeros: previne o diabetes, a hipertensão, a obesidade, fortalece o vínculo afetivo mãe/bebê.

O TJDFT apóia e incentiva o aleitamento materno e para isso conta com o Programa de Assistência Materno-Infantil - ProAmi, que dispóes de dois berçários para atender servidores e magistrados da casa. O foco para a mulher trabalhadora que amamenta é o mais novo projeto do Ministério da Saúde e o TJDFT, felizmente, está mais uma vez na vanguarda das ações inovadoras.

Foto: Sala de Amamentação no Berçário do Fórum de Brasília